site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Eventos » Vôo - de Christina Motta

Eventos

Vôo - de Christina Motta

período: 14/06/2014 - 26/07/2014

Christina Motta
Artista que criou as esculturas de Brigitte Bardot e dos pescadores no mar, em Búzios, assina sua primeira coleção de joias autorais em bronze
No próximo sábado, dia 14, às 18h, a escultora Christina Motta lançará sua primeira coleção de joias, no Porto da Barra, em Manguinhos. As peças, que ficarão expostas na Sala Búzios até 26 de julho, foram criadas em parceria com o joalheiro Hector Stehle, a partir das rebarbas de bronze do processo de fundição das esculturas. A coleção batizada de “Vôo” traz colares, broches, pulseiras, brincos e aneis exclusivos, originais e imponentes. “Sempre que via as rebarbas indo para o cadinho, para serem derretidas, sentia pena por perder formas tão interessantes... Até que surgiu a ideia de transformá-las em joalheria de autor. Conheci o Hector, qostei do trabalho dele, propus a parceria e demos asas à criação. Assim nasceu a coleção Vôo”, explica a escultora. Inspirada pelo puro prazer de desenvolver joias, Motta criou também pássaros em resina e aço, além de objetos com cascas de palmeiras, que compõem a nova exposição.

Autora de trabalhos destacados, como a escultura de Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, e a de Chico Mendes, em Rio Branco, no Acre, Christina é referência em esculturas de bronze no Brasil e no exterior. Tem trabalhos expostos em São Paulo (como o "Paulistano", no Parque do Povo), na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Holanda, no Japão e em diversas cidades brasileiras, além das oito esculturas instaladas em Búzios. No Rio, ela terá o Tom Jobim, o Cazuza, a Carmem Miranda e uma obra em homenagem às crianças mortas na chacina de Realengo, em 2011. “O Tom já está finalizado e em processo de liberação para ser instalado na cidade, assim como o Cazuza e as crianças de Realengo, programados para instalação nos próximos meses. Já a Carmem ainda está em desenvolvimento", conta a escultora.

Christina começou a "brincar" com o barro desde criança, aos 13 anos. Nascida em São Paulo, em 1944, iniciou seus estudos em arte e design ainda muito jovem no IADE. Em 1970, mudou-se para Londres para fazer um curso de inglês por três meses e só voltou 21 anos depois. Lá, entrou para uma escola de arte, trabalhou com a escultora sueca Karin Jonzen, expôs na Hamilton Gallery e na Alwin Gallery - numa travessa da Bond Street - e casou-se com Manuel Mendes Silva, brasileiro radicado em Londres, um dos diretores da Organização Internacional do Café.

Nos anos 80, Christina veio pela primeira vez a Búzios e se hospedou por um final de semana chuvoso na Casa do Sino, alugada por um amigo. Em dezembro de 1991, com a aposentadoria do marido, o casal voltou ao balneário fluminense para uma temporada na casa emprestada pelo pianista Arnaldo Cohen, em Manguinhos. Por lá ficaram e estão em Búzios até hoje, juntos. Construíram a própria casa na Enseada do Gancho, onde também funciona o ateliê da artista.

A primeira obra encomendada pela prefeitura da cidade foi a Brigitte Bardot, que teve como modelo uma foto de Denis Albanèse, em que a atriz francesa aparece de camiseta branca e azul listrada e calça jeans. Também por encomenda da prefeitura, Christina fez os três puxadores de arrastão à beira mar, em homenagem aos pescadores da antiga aldeia, a 30 metros da areia, sobre pedras (à noite, a obra é iluminada). Atualmente, em Búzios, existem oito trabalhos da artista em exposição.

O Porto da Barra

apresenta



VÔO



de Christina Motta em parceria com o joalheiro Hector Stehle



Abertura: 14 de junho de 2014, às 18h



Local Sala Búzios, no Porto da Barra

End: Rua José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Manguinhos
Armação dos Búzios – RJ



Horário de visitação:

Sex, sáb e feriados, das 14h às 22h/ dom, das 11 às 15h

Até 26 de julho de 2014



www.christinamotta.com.br

Local: porto da Barra
fotos vídeos como chegar