site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Economia sazonal prejudica os comerciantes de Búzios

Notícias

Economia sazonal prejudica os comerciantes de Búzios

publicada em 22/06/2006

Claudia Perdigão

Com a chegada do inverno e com mais quatro meses de baixa temporada pela frente, a equipe do Jornal Primeira Hora foi para as ruas buzianas, para saber como o comércio vem enfrentando o pouco movimento neste período.
Para Natal de Jesus, o maitre do restaurante David, o movimento fica péssimo durante os meses de baixa temporada.
- A falta de eventos na Cidade durante o inverno deixa o mercado em péssimas condições. E a ‘Copa’ não ajuda, pois não traz o turista que Búzios necessita. Não tenho visto o interesse da Secretaria de Turismo em investir na busca de turistas, não há divulgação de Búzios em cidades grandes e nem no exterior - disse Natal.
A secretária da Inter-Búzios Turismo e Viagem, Cláudia Azevedo concorda com o maitre. Segundo ela o comércio fica parado nesta época do ano.
- Mesmo com três comércios funcionando, uma agência, uma pousada e um barco de passeio, não tenho lucro nesta época. E com a Copa do Mundo a situação piora, pois o turista não vem para a Búzios, porque quer torcer com os amigos na sua cidade natal
- afirmou Cláudia.
Luana Pobel, vendedora da loja Banco de Areia, acredita que a economia da Cidade fica perdida na baixa temporada, sem ter para onde correr.
- Nesta época os turistas são poucos, o movimento é terrível. Todos nós ficamos perdidos na baixa temporada e tentamos de tudo para chamar atenção dos clientes/turistas. Acho que a Secretaria de Turismo deveria divulgar melhor a Cidade, para atrair turistas e realizar eventos durante a baixa temporada. Na minha opinião o turismo de Búzios piorou com a atual administração. O secretário tem como melhorar a situação, só não toma alguma atitude por que não quer - declarou a vendedora.

‘A cidade tem uma necessidade vital, que é um Plano Diretor de Turismo’

Para o ex-secretário de Turismo, Isac Tillinger, o comércio deveria trabalhar (promover) bem os oito meses de alta temporada e “esquecer” os demais.
- Não podemos esperar um bom lucro na baixa temporada. Temos que ficar satisfeitos com que entra nesses meses de movimento fraco, por isso deve-se trabalhar bem na alta temporada - dis-
se o ex-secretário.
Isac acredita que a Prefeitura deveria patrocinar eventos para esta época, acrescentando que a falta de promoção turística e de um centro de convenção prejudicam a economia buziana.
- Eu acho que o atual governo não está investindo de forma precisa no turismo. Eles estão com dois milhões para investir só no turismo e até agora nada foi feito. O secretário tem que viajar menos e apresentar mais projetos. A Cidade tem uma necessidade vital, que é um Plano Diretor de Turismo, onde será indicado o caminho para o futuro. Se hoje a situação do comércio esta ruim, nesta época, imagina amanhã - afirmou Isac.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), José Wilson Barbosa, também comerciante, a economia buziana é sazonal.
- No outono e no inverno o movimento cai em função do nosso produto, que é o sol e o mar. E para trazer mais turistas nesta temporada é preciso ter mais eventos. Para isso teríamos que identificar pelo menos dois ou três produtos, para investir durante os quatro meses de baixa temporada. E a meu ver o secretário de Turismo já está identificando esses produtos - explicou
o presidente.
Wilson afirma que é necessário uma proposta, no mínimo, de 10 eventos fortes para serem realizados durante os meses de pouco movimento.
- Se nós conseguirmos convencer os homens públicos que é preciso investir maciçamente no turismo os problemas podem ser solucionados - disse Wilson.

fotos vídeos como chegar