site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Piratas do bem preservam mar de Búzios

Notícias

Piratas do bem preservam mar de Búzios

publicada em 05/11/2007

05/11/2007 - A variedade e a beleza dos corais naturais de nossas praias continuam ameaçadas pela pesca predatória. Não é de hoje que embarcações passam a menos de 200 metros da costa peneirando o fundo do mar com suas redes de arrasto destruindo a fauna e a flora submarinas.

Com a intenção de criar uma área de proteção e respeito à natureza, foram desenvolvidas estruturas pré-fabricadas de concreto, ferro e telha que, levadas ao mar, servem como obstáculos para as redes. Elas vêm sendo colocadas em uma área específica desde 1992, dificultando a atividade ilegal dos arrastões. As primeiras peças não apresentavam lastro suficiente e eram facilmente danificadas ou removidas. Observando o funcionamento dessas redes, o grupo concluiu que as peças não poderiam ser retentivas para que cabos e redes não prendessem nos recifes artificiais.


Como uma tecnologia peculiar, módulos foram refeitos e, desta vez, unindos uns aos outros para obter mais fixação e maior peso. As estruturas ganharam um formato piramidal de base quadrangular e pentagonal que apresentaram excelentes resultados.


Atualmente esses recifes artificiais estão envolvidos por corais naturais e, em perfeita sintonia com a natureza, cumprem sua função de proteger a fauna e a flora submarinas. Além disso, estão repletos de tocas que servem de abrigo para peixes e outros animais marinhos, beneficiando o ecoturismo e as atividades ligadas à pesca esportiva e ao mergulho.
                                                     
fonte/foto - Pedro Alcântara

fotos vídeos como chegar