site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Búzios, pioneira do voto seguro

Notícias

Búzios, pioneira do voto seguro

publicada em 25/05/2009



 


Com o apoio da Prefeitura de Búzios, a Justiça Eleitoral, começa essa semana a instalar uma tenda itinerante em um terreno, próximo ao Fórum, para o recadastramento dos 22 mil eleitores do município. Búzios será a primeira cidade do Rio de Janeiro a implantar o novo sistema de identificação através das Urnas Biométricas, que processarão o voto a partir da identificação da impressão digital eleitor.


- É um sistema que garante completamente a segurança do voto, disse o representante do TRE-RJ, Gilson Baqui, que esteve em Búzios participando de uma reunião com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Carlinhos Gonçalves, para acertar os últimos detalhes para o início do recadastramento dos eleitores de Búzios.


A tenda refrigerada, de 850 metros quadrados, será instalada em um terreno próximo ao Fórum, onde a Prefeitura já está promovendo a terraplanagem para que o local possa ser utilizado. A tenda vai funcionar a partir do dia 15 de junho e terá toda a infra-estrutura necessária para o conforto do eleitor. Será montada uma área de triagem com bebedouros e ar condicionado, além de sala de espera. Cento e oitenta pessoas estarão envolvidas diretamente no trabalho para o recadastramento dos eleitores.


- Serão funcionários dos cartórios eleitorais da região que trabalharão em sistema de rodízio, explicou Gilson Baqui.


A Prefeitura vai instalar banheiros químicos na área, além de disponibilizar uma ambulância e guardas municipais, para atuarem no local durante o período do recadastramento. Com a implantação da identificação biométrica do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende levar o Brasil à vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo. O projeto piloto no estado do Rio de Janeiro, já foi implantado em três municípios, sendo um na Região Norte (Colorado do Oeste – RO), outro no Centro-Oeste (Fátima do Sul – MS) e, o último, na Região Sul (São João Batista – SC).


- São municípios com menos de 15 mil eleitores. Búzios será o município com o maior número de eleitores, já que pretendemos recadastrar os 22 mil eleitores cadastrados, explicou Gilson Baqui.


O objetivo do recadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude ao procedimento de votação. Com o recadastramento, nas próximas eleições, em 2010, os eleitores de Búzios já votarão utilizando o novo sistema. A expectativa é a de que, em dez anos, todos os estados do País tenham urnas com leitores biométricos.


- A Prefeitura vai disponibilizar toda a infra-estrutura necessária para o bom andamento dos trabalhos. Para se ter uma idéia do grau de segurança que será alcançado, basta dizer que através de uma única digital é possível identificar uma pessoa. O novo sistema irá registrar as imagens das impressões digitais de todos os dedos das mãos além da fotografia, disse o chefe de Gabinete Carlinhos Gonçalves.


Fonte: Comunicabuzios

fotos vídeos como chegar