site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » EXAME DESCARTA CASO SUSPEITO DE INFLUENZA A EM BÚZIOS

Notícias

EXAME DESCARTA CASO SUSPEITO DE INFLUENZA A EM BÚZIOS

publicada em 26/06/2009




A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 26, o resultado do exame do caso suspeito de Influenza A (H1N1) no município. Com o resultado negativo, foi descartado que o  paciente de oito meses, internado com suspeita da doença no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, tenha contraído a Influenza. O bebê teve alta no final da manhã.


O caso estava sendo monitorado desde quarta-feira, dia 24, por medida preventiva, já que o bebê proveniente do Chile, com chegada ao país no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no dia 23, apresentava alguns sintomas compatíveis com a doença. A criança chegou ao Brasil apresentando quadro clínico de coriza, febre, tosse e sibilos difusos que, por informação de seus responsáveis, iniciou-se no dia 21 de junho, ainda no país de origem. Os responsáveis pela criança afirmaram ainda, que não procuraram a Vigilância Epidemiológica instalada no aeroporto, para comunicar o estado de saúde do bebê.


- A análise foi realizada em laboratório que é referência para estes casos no Rio de Janeiro, disse a secretária adjunta de Saúde de Búzios, Dra. Luzia Andrade.


Ainda segundo a secretária adjunta de Saúde de Búzios, em virtude do quadro clínico e epidemiológico, o município procedeu conforme o Protocolo de Procedimentos estabelecido pelo Ministério da Saúde, que indica isolamento do paciente, e cuidados de transmissão, com as pessoas que mantiveram contato com ele.


- A criança está resfriada, mas como apresentou os sintomas compatíveis com a Influenza e chegou a Búzios proveniente de uma área afetada pela doença, todos os cuidados foram tomados, esclareceu Dra. Luzia Andrade.



Profissionais de saúde da região recebem capacitação sobre Influenza A em Búzios


Na próxima segunda-feira, dia 29, técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACENN) estarão no município, a partir das 9h, no Hotel Rio-Búzios, para promover um curso de capacitação com profissionais que atuam em hospitais de emergência na Região dos Lagos. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre procedimentos e cuidados que devem ser adotados em casos suspeitos da Influenza A (H1N1), principalmente com os pacientes oriundos das áreas afetadas pela doença.


Toda a infra-estrutura para o evento está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Búzios, que recebe muitos turistas estrangeiros, principalmente da América do Sul, onde vários países reportaram casos da Influenza A. De acordo com infectologistas, as baixas temperaturas desta época do ano foram decisivas para alastrar o vírus da doença entre os paises vizinhos do Brasil, como aconteceu no Chile, Argentina e Uruguai.


- Queremos capacitar esses profissionais de saúde para que eles possam atuar da melhor maneira possível quando receberem pacientes provenientes dessas áreas, disse a Secretária Adjunta de Saúde de Búzios, Luiza Andrade.


Para a capacitação, Búzios vai receber profissionais de saúde de outros oito municípios da Região dos Lagos. Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, cada uma dessas cidades, enviará 5 representantes para receber as instruções segundo o protocolo de atendimento estabelecido pelo Ministério da Saúde.


Fonte: ComunicaBúzios

fotos vídeos como chegar