site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » A BUZIANA GABRIELA TEIXEIRA ESTÁ ENTRE AS MELHORES SURFISTAS DO PAÍS

Notícias

A BUZIANA GABRIELA TEIXEIRA ESTÁ ENTRE AS MELHORES SURFISTAS DO PAÍS

publicada em 02/07/2009



Nascida em Búzios, Gabriela Teixeira, aprendeu a surfar nas ondas do canto Esquerdo de Geribá. Nesta época, ela estava com 9 anos, e participava de uma escolinha de surf promovida pela prefeitura, para incentivar a prática de esportes entre os moradores da cidade. A menina do passado, hoje é uma mulher, e aos 20 anos, se orgulha de suas conquistas. Há três anos Gabriela é surfista profissional, e atualmente, está entre as oito melhores surfistas do país no ranking do Super Surf, a elite do surf nacional.


Para obter este resultado, a atleta leva o esporte a sério e cumpre uma agenda de treinos rígida. Dorme cedo e acorda todos os dias às seis da manhã. Pratica pilates, segue uma dieta equilibrada, cuida da saúde, e treina todos os dias em dois períodos, chova ou faça sol. São quatro horas dentro d´água – duas pela manhã e duas à tarde – sempre acompanhada por um preparador físico e um técnico.


- Diariamente percorremos de carro o Recreio, Macumba, Grumari, Barra, para ver onde estão rolando as melhores ondas, e decidimos na hora, onde treinar, conta Gabriela, que hoje para se preparar para os campeonatos, se divide entre os treinos no Rio de Janeiro e em Búzios.


A atleta acaba de chegar do Rio Grande do Norte, onde ficou em 5° lugar no Petrobrás de Surf Feminino, realizado entre os dias 13 e 14 de junho, na praia de Ponta Negra, em Natal. O campeonato foi a 1ª etapa do Brasil Tour, que dá acesso ao Super Surf. Para participar do evento, ela recebeu apoio da secretaria de Esportes e Lazer de Búzios, que forneceu transporte no local, alimentação e custeou o pagamento da ficha de inscrição.


- Ganhei a passagem aérea porque ano passado fiquei entre as quatro melhores do Brasil Tour, e a ajuda da prefeitura foi fundamental para que eu pudesse participar do evento, custeando os meus gastos durante a competição, disse.


Gabriela agora está treinando para o Super Surf, que será realizado no final de julho, em Ubatuba, São Paulo. A atleta destaca a importância do apoio que a prefeitura, através da secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vem dando aos atletas da cidade.


- O prefeito Mirinho Braga não poderia ter escolhido outras pessoas para a secretaria de Esportes. O Rafael Mika, que é o secretário, Kakado, Gugu, também são atletas, pessoas ligadas ao surf. Eles sabem a importância do apoio, do incentivo, para que os atletas possam progredir no esporte. E aqui, não estou falando apenas em nome do surf, o meu elogio vale também para os outros esportes. Eles têm uma visão ampla de todos os esportes, investem e acreditam no potencial dos atletas da cidade, diz Gabriela.


Olhos claros, pele bronzeada, e bem mais magra do que quando começou a competir, Gabriela faz questão também de agradecer a Jesus, que está sempre ao seu lado, e a mãe, que sempre acreditou no seu potencial e é a sua fã número um.


- Mesmo quando estou sozinha, Ele está ao meu lado, me dando força e me protegendo. Minha mãe também é super. É amiga, mãe, pai, irmã, tudo na minha vida, declara apaixonada.


Quando era atleta amadora, Gabriela, foi tri-campeã estadual, campeã cabo-friense, e perdeu as contas do número de medalhas e troféus conquistados ao longo dos anos. Com o apoio da prefeitura de Búzios, nos últimos dois anos da administração passada do prefeito Mirinho Braga, Gabriela também participou do Campeonato Brasileiro Amador e, com os resultados, ganhou vaga para o Circuito Mundial. Viajou para a Califórnia e para a África do Sul, sempre com o apoio da prefeitura.


- Com 13 anos eu já participava de campeonatos em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, sempre com o apoio da prefeitura. Tinha ônibus, lanche, e tudo mais. Lembro que os campeonatos não começavam antes que os atletas de Búzios chegassem, e estes, eram sempre os mais premiados. Trazíamos para Búzios a maioria dos troféus. Os atletas de Búzios sempre ficavam entre os primeiros colocados em praticamente todas as categorias. Fiz viagens internacionais com o patrocínio da prefeitura, mas os últimos anos foram difíceis, lembra a atleta.


Durante os últimos quatro anos, sem apoio da prefeitura, Gabriela foi morar no Rio de Janeiro. Ela tem o apoio de uma loja de surfwear, que paga o seu aluguel e custeia suas despesas mensais.


- Foi muito difícil para todos os atletas. Nós perdemos todo o apoio que era dado. Eu tive a chance de ir para o Rio de Janeiro, mas muitos não tiveram a mesma oportunidade e precisaram abandonar o esporte, recorda.


Otimista com o retorno do apoio, através da secretaria de Esportes e Lazer, Gabriela faz planos para o futuro e acredita em dias melhores para os atletas buzianos.


- Fico muito feliz em saber que o Gugu, que me viu iniciar no esporte, está trabalhando com esses meninos que estão começando agora. Rafael Mika, Kakado, e ele, estão no lugar certo. Eles têm visão e estão apoiando o desenvolvimento dos esportes na cidade. Eles não têm apenas a capacidade de identificar quem tem potencial para se destacar no esporte. Nós percebemos que o objetivo é incentivar cada vez mais a pratica de todos os esportes, finaliza.


Além de permanecer na elite do surf, Gabriela também quer fazer faculdade de fotografia. Ela quer ser a primeira mulher, no Brasil, a fotografar e filmar os campeonatos dentro d´água. Nós não temos dúvida de que ela vai conseguir.


Fonte: ComunicaBúzios

fotos vídeos como chegar