site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » MAIS UMA GRAEL CAMPEÃ

Notícias

MAIS UMA GRAEL CAMPEÃ

publicada em 16/07/2009

Filha mais nova de Torben Grael, maior atleta olímpico brasileiro, a carioca Martine, de 18 anos, comprovou nesta quinta-feira que o nome da família continuará a brilhar no mundo da vela. Ao lado de Kahena Kunze, ela conquistou, de forma antecipada, o título do Mundial de Vela da Juventude na classe 420 feminina.

A conquista marca apenas o segundo título mundial da vela feminina brasileira, incluindo competições adultas e classes olímpicas. As primeiras campeãs mundiais brasileiras foram as paulistas Isabel Ficker e Laura Zani, também campeãs mundiais da juventude na classe 420, em 2003.

"Não esperava conquistar o título um dia antes, achei que fosse decidir só amanhã. Treinamos muito para esse Mundial e acho que merecíamos essa vitória", falou Martine, comemorando o título com Kahena e com seus pais, Torben e Andrea, que também é velejadora.

"Sou pé quente. Agora me sinto à vontade para torcer por ela em qualquer regata. Estou orgulhoso.Ela velejou muito bem, tanto no vento forte como no fraco. É gratificante constatar que a tradição da nossa família na vela continua", disse Torben, dono de cinco medalhas olímpicas, duas de ouro.

Além de Martine, os Grael tem outro filho, Marco, que também está envolvido com a vela. Ele é o proeiro de André Fonseca na classe 49er. "O Marco tem talento e, principalmente, vontade de aprender. Quando o escolhi para ser meu tripulante, pensei não só em como ele poderia me ajudar, mas no futuro. Ele tem vontade de seguir velejando em classe olímpica e, quando eu deixar o 49er, terei um sucessor para quem deixar todo o conhecimento que acumulei", elogia Fonseca, três Olimpíadas no currículo, as duas últimas no 49er.

Outras classes do Mundial de Búzios
Com bons ventos em Búzios, local da competição, a equipe brasileira conseguiu se destacar nesta quinta-feira, quinto dia do Mundial da Juventude. Renato Amaral, discípulo de Rircardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina, recuperou sua colocação e segue em terceiro lugar geral. No Hobie Cat 16, Diego Monteiro e Daniel Dantas também reagiram e subiram para sétimo.

"Foi muito bom, tive um grande dia. Na primeira regata larguei mal, mas mesmo assim consegui me recuperar, chegando na quinta colocação. Na segunda, fiquei na liderança, mas o francês Joseph Gueguen acabou vencendo no final. Ele é um dos meus principais adversários", avaliou Renato, de 18 anos.

fotos vídeos como chegar