site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS PRAIAS DE BÚZIOS

Notícias

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS PRAIAS DE BÚZIOS

publicada em 17/07/2009

Consultores do Sebrae estão reunidos em Búzios, com representantes da prefeitura, universidades, associações de representatividade no município e parceiros de diversos setores, para apresentar um projeto pioneiro de geração de emprego e renda, para profissionalizar e organizar, uma das principais atividades econômicas da cidade. A chamada economia da praia, que atrai um exército de pequenos comerciantes, formais ou informais, que vendem desde sorvete até roupas, passando por alimentos e protetor solar.

O encontro que acontece nesta quinta e sexta, dias 16 e 17 de julho, no Hotel Rio Búzios, está sendo realizado com o apoio da prefeitura, que pretende contribuir para a organização e a geração de mais empregos e renda neste enorme mercado a céu aberto nas praias do balneário.

- Nós estamos buscando o ordenamento das praias e uma melhor condição de trabalho para as pessoas que vivem desta economia. Já começamos implantando uma série de ações na praia de Geribá, uma das mais movimentadas. É nesta condição que a prefeitura abraça essa parceria com o Sebrae, disse o secretário de Finanças de Búzios, Jânio Mendes, durante a abertura do encontro.

Também participaram do evento, o secretário de Ordem Pública, Coronel Ubiratan Ângelo e a secretaria de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad. Durante o encontro, os consultores do Sebrae apresentaram o projeto implantado em Copacabana, no Rio de Janeiro, e os estudos realizados nas praias cariocas, com o objetivo de colher subsídios visando à melhoria da relação de convivência nas praias, com foco na sustentabilidade econômica, na qualidade dos serviços e dos empreendimentos, e na proteção do meio ambiente.

- Não estamos trazendo um projeto pronto. Este será um trabalho feito em parceria com a prefeitura e com o nosso público alvo, porque devemos respeitar as particularidades de cada região. É um projeto de fortalecimento do empreendedorismo no litoral da Costa do Sol, e estamos começando por Búzios, por se tratar de um município indutor de turismo na região, disse Fernando Antunes, consultor do Sebrae e gestor do projeto.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, só em 2006, o Brasil recebeu a visita de cinco milhões de turistas estrangeiros. A maioria deles à procura do litoral. Já em relação ao turismo interno, uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) constatou que 32% da população economicamente ativa, realiza anualmente algum tipo de viagem pelo país – preferencialmente em direção ao litoral – o que representa um universo de 46 milhões de turistas brasileiros.

Os dados fazem parte do estudo que visa organizar, incrementar e profissionalizar a atividade.

- A idéia é essa. Profissionalizar essas pessoas para atender o turista. Dar noções de ética, cidadania e o resgate da auto-estima. Muitos são profissionais que se instalaram nas praias por necessidade e não por oportunidade. Por isso, temos a intenção de cadastrar e profissionalizar essas pessoas, inclusive com a capacitação em outras áreas, para que eles possam ter geração de renda também na baixa temporada, finalizou Margareth Carvalho, coordenadora estadual do projeto.

fotos vídeos como chegar