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BÚZIOS COM PRAIAS ORDENADAS NO VERÃO

publicada em 28/07/2009

Com 26 praias e sol durante a maior parte do ano, Búzios atrai, principalmente nos finais de semana, uma legião de vendedores ambulantes que tomam conta da orla comercializando desde sorvetes, empadas e refrigerantes até cangas, redes e artesanatos. Desde o início do ano, a atual administração, vem organizando a atividade, limitando o número de vendedores e promovendo o ordenamento dos espaços públicos. A iniciativa do poder público chamou a atenção de técnicos do Sebrae que, em diferentes pontos do litoral brasileiro, estão desenvolvendo um estudo denominado “economia da praia”, que consiste em verificar o quanto essa economia movimenta, como se organiza e de que maneira poderia ser incrementada.

Nesta terça-feira, dia 28, secretários municipais de Armação dos Búzios, representantes de associações instaladas na cidade e técnicos do Sebrae, participaram de um encontro, no Hotel Rio Búzios, para discutir sobre a implantação do projeto nas praias de Búzios já na próxima temporada de verão. A idéia é adaptar as ações que foram implantadas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, à realidade das praias do balneário.

- Não estamos trazendo um projeto pronto. Este será um trabalho feito em parceria com a prefeitura e com o nosso público alvo, porque devemos respeitar as particularidades de cada região. É um projeto de fortalecimento do empreendedorismo no litoral da Costa do Sol, e estamos começando por Búzios, por se tratar de um município indutor de turismo na região, disse Fernando Antunes, consultor do Sebrae e gestor do projeto.

Essa foi a segunda reunião do grupo, que no mês passado, já se reuniu para a realização de oficinas e a apresentação de pesquisas realizadas nas praias de Copacabana, Barra da Tijuca e Ramos, no Rio de Janeiro, e nas praias de Salvador, Lauro Freitas e Camaçari, na Bahia. Nessas localidades, com o auxilio do Sebrae, diversas ações já foram implantadas com o objetivo de gerar renda e emprego, além de organizar e profissionalizar a atividade. O objetivo das reuniões é colher subsídios visando à melhoria da relação de convivência nas praias do balneário, com foco na sustentabilidade econômica, na qualidade dos serviços e dos empreendimentos e na proteção do meio ambiente.

- Todos saem ganhando. O turista porque vai encontrar a praia mais organizada, o vendedor, porque vai ser profissionalizado e vai ter acesso à linhas de crédito para incrementar o seu negócio; e o município, que vai proporcionar mais qualidade de vida para a sua população e para os seus visitantes, disse o chefe de Gabinete do prefeito Mirinho Braga, Carlinhos Gonçalves.

O Brasil tem aproximadamente oito mil quilômetros de litoral, patrimônio natural, que todos os anos atrai a atenção de turistas de todos os cantos do planeta. Segundo a Organização Mundial do Turismo, só em 2006, o Brasil recebeu a visita de cinco milhões de turistas estrangeiros. Isso, sem falar nos milhões de brasileiros, que graças ao clima ameno, freqüentam a nossa costa praticamente durante o ano inteiro. Estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE – apontam que 32% da população economicamente ativa realiza anualmente algum tipo de viagem pelo país – preferencialmente em direção ao litoral – o que representa um universo de 46 milhões de turistas brasileiros.

- Precisamos profissionalizar essas pessoas para que elas possam atender melhor o turista. Eles vão receber noções de ética, cidadania e o resgate da auto-estima. Os profissionais também serão cadastrados para poder participar de cursos de profissionalização, inclusive com a capacitação em outras áreas, para que eles possam ter geração de renda também na baixa temporada, finalizou Carlinhos Gonçalves.

Fonte: ComunicaBúzios

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