site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » DEFESA CIVIL REFORÇA PATRULHA NAS PRAIAS

Notícias

DEFESA CIVIL REFORÇA PATRULHA NAS PRAIAS

publicada em 11/08/2009

Eles estão prontos para agir ao primeiro sinal de perigo. Fora da água, as vítimas passam pelos procedimentos de primeiros socorros, com respiração boca-boca e massagem cardiopulmonar. Os guarda-vidas que atuam nas praias de Búzios foram selecionados e treinados pela equipe de Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros. Hoje são 45 homens, que além de realizar os primeiros socorros aos banhistas, também fazem o encaminhamento de crianças que se perdem nas praias e orientam os turistas.

- Encontramos a Defesa Civil completamente sucateada. Tivemos que contratar novos guarda-vidas e estamos comprando equipamentos novos, já que aqueles que o município possuía, desapareceram na mudança de governo, explica o coronel Sérgio Westermann, coordenador de Defesa Civil de Búzios.

Para dar mais segurança e proteção aos banhistas, a prefeitura está providenciando a aquisição de nadadeiras e pranchões. Esses equipamentos são necessários para os salvamentos nas praias. Os postos de salvamento de Geribá serão reformados, e segundo o coronel Sérgio Westermann, outras praias serão atendidas com a instalação de novas unidades.

- As demandas aconteceram todas de uma só vez, e estamos trabalhando da melhor forma possível para garantir a segurança de moradores e turistas. Estamos viabilizando a reforma de um jet ski que está parado em uma oficina desde 2006. Também estamos providenciando a reforma dos postos de Geribá, para no futuro, construir novas unidades em outras praias de Búzios, disse.

Para auxiliar o trabalho da prefeitura, uma marca de roupas esportivas da cidade, doou dois pares de uniforme para cada guarda-vida. Eles atuam em duplas nas praias do balneário e estão preparados para agir em qualquer situação de risco.

Para aproveitar uma ida à praia da melhor maneira possível, o coordenador da Defesa Civil, Coronel Sérgio Westermann, dá algumas dicas aos banhistas:

- Caso não saiba nadar, procure se banhar próximo aos postos de guarda-vidas. Não deixe crianças sozinhas e fique atento aos locais mais agitados. Outra dica importante é evitar bebida alcoólica, porque quase sempre, essa combinação é perigosa, finaliza.

fotos vídeos como chegar