site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » PREFEITURA OFERECE CIRURGIA DE CATARATA

Notícias

PREFEITURA OFERECE CIRURGIA DE CATARATA

publicada em 14/08/2009

Mais de cinqüenta por cento das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata – um turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Os portadores da doença, normalmente a explicam, como se estivessem olhando através de uma queda de água ou através de uma folha de papel, de forma embaçada ou com a diminuição da visão.

Segundo especialistas, o uso de óculos, em um momento inicial pode até ajudar, mas com o agravamento da catarata, a visão vai diminuindo gradativamente, e como não existem medicamentos que possam reverter este problema, a única solução é a remoção cirúrgica. Para que a população não precise aguardar na fila de espera do Sistema Único de Saúde – SUS – a prefeitura de Búzios, através da secretaria de Saúde, está custeando todo o tratamento, desde a cirurgia até os medicamentos do pós-operatório.

- Geralmente o paciente que opera catarata, mesmo aquele atendido nos mutirões, sai com a receita para comprar os colírios. Aqui em Búzios nós estamos custeando todo o tratamento, inclusive o kit com os dois colírios que são utilizados após a cirurgia, disse a secretária adjunta de Saúde, Luzia Andrade.

Nos últimos meses foram realizadas 40 cirurgias no município. Os pacientes que fizeram a cirurgia em um dos olhos e já se recuperaram, estão retornando para operar a outra vista. Este é o caso da dona de casa Marly Cutrin Sodré, de 64 anos, que já se recuperou da cirurgia feita no dia 27 de junho no olho direito, e agora, está se preparando para operar o olho esquerdo.

- Ficamos satisfeitos com a cirurgia, tudo aconteceu conforme o previsto e o atendimento que recebemos, foi maravilhoso. Ela ficou tão feliz com o resultado que já está agendando para operar o outro olho, disse o marido, João Luis.

Logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais e orientação médica. Quanto à recuperação é preciso considerar que as pessoas são fisicamente diferentes, mas a grande maioria apresenta melhoras quase que imediatas, podendo retornar as atividades em dois ou três dias.

A dona de casa Maria das Neves de Souza, de 71 anos, já fez a segunda cirurgia. No dia 17 ela retorna à Policlínica para receber alta médica.

- O atendimento foi muito bom e nossa família só tem a agradecer. Minha mãe voltou a enxergar e agora está mais feliz, explicou o filho Adir, que tem acompanhado de perto o tratamento da mãe.

Aos 90 anos, a aposentada Alicia Penino, também está enxergando melhor. Há um mês, ela operou catarata no olho direito. A cirurgia foi um sucesso.

- Fui bem atendida, a cirurgia correu bem, e até os medicamentos necessários após o procedimento cirúrgico, foram fornecidos pela prefeitura. Estou muito feliz, disse.

Segundo o secretário de Saúde de Búzios, Alexandre Martins, para ser beneficiado pelo programa basta ter o diagnóstico da doença confirmado.

- O que mais valorizo é a gratificação de fazer parte da inclusão social dos pacientes operados, e ver melhorar a qualidade de vida deles, pois assim todos são reintegrados a sociedade. Isso é inclusão social, finaliza Alexandre Martins.

Fonte: ComunicaBuzios

fotos vídeos como chegar