site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » PREFEITURA DE BÚZIOS ASSINA CONVÊNIO PARA RECICLAGEM DE PNEUS

Notícias

PREFEITURA DE BÚZIOS ASSINA CONVÊNIO PARA RECICLAGEM DE PNEUS

publicada em 26/08/2009

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo nem mesmo ser reformado, ele deve ser deixado em local apropriado, evitando que seja descartado na natureza ou, pior, queimado a céu aberto. Para garantir a destinação final ambiental adequada a este tipo de material no município, a prefeitura de Búzios acaba de assinar convênio com a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos, criada pelos maiores fabricantes de pneus novos, cujo foco principal é a coleta e a destinação correta dos pneus inservíveis no Brasil.

- É muito importante que, ao trocar um pneu, a pessoa procure deixá-lo em um local apropriado, como a borracharia ou o próprio estabelecimento comercial onde o novo foi adquirido, porque, desta forma, ele poderá ser encaminhado para uma destinação ambiental correta. Como consumidor e cidadão devemos participar deste processo dando a destinação correta aos pneus sem utilidade, explica Daniele Novellino, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Búzios.

No Brasil já existem 374 pontos de coleta, o que permitiu a destinação correta de mais de 200 milhões de pneus inservíveis em todo o país. Búzios é a nona cidade brasileira a participar do programa e o décimo ponto de coleta instalado no estado do Rio de Janeiro. No acordo, as prefeituras cedem os locais e a estrutura para a instalação do ponto de coleta, e a Reciclanip, fica responsável por toda a logística de transporte dos pneus até a destinação adequada.

O ponto de coleta em Búzios foi instalado no antigo lixão do bairro Baia Formosa. Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Búzios, Daniele Novellino, quem quiser participar voluntariamente do programa, pode levar os pneus até o local de coleta, ou, se preferir, pode entrar em contato com o departamento de Vigilância em Saúde, para agendar o recolhimento.

- O ponto de coleta foi todo preparado para poder receber esses pneus. As pessoas podem deixar lá, ou também podem procurar a Vigilância em Saúde, porque estamos fazendo periodicamente o recolhimento nas borracharias da cidade, disse.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Os pneus também são utilizados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

FONTE: BLOG COMUNICABUZIOS

fotos vídeos como chegar