site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Começa a temporada de cruzeiros marítimos

Notícias

Começa a temporada de cruzeiros marítimos

publicada em 27/10/2009

Primeiro transatlântico chegou a Búzios no domingo

Começou a alta temporada de cruzeiros pela costa brasileira e Búzios, na Região dos Lagos, é destino de destaque no roteiro destas grandes embarcações. Quase 400 mil turistas devem desembarcar na cidade, número 46% maior do que o registrado na temporada passada. Os primeiros visitantes já chegaram e movimentam o comércio e os negócios na cidade. Os comerciantes estimam 30% de aumento no faturamento apenas com o primeiro desembarque. A expectativa é que a receita seja acrescida em 200% antes do final do ano.
O primeiro transatlântico dos muitos que passaram pelo município na temporada 2009/2010, atracou em Búzios na manhã do último domingo (25). O número estimado de tripulantes já demonstra o quanto esse tipo de atração é lucrativa para os municípios. 2069 passageiros chegaram a Búzios de uma só vez nesta embarcação.
- Esse ano nós vamos ter mais de 400 mil pessoas desembarcando em Búzios e 184 escalas, então eu acho que isso vai criar um desenvolvimento muito grande na cidade, além de mostrar a cidade para as pessoas que vem por um dia e que podem voltar no futuro – adiantou o secretário de Turismo de Búzios, Isac Tillinger.
Essas pessoas estão em busca de agito e querem fazer compras, lucro garantido para os comerciantes. Atrações na cidade não faltam: são 23 praias, passeios de barco, trilhas e restaurantes para todos os gostos. Os lojistas garantem que já estão preparados para o trabalho pesado e a expectativa é das melhores. Tanto é que a escala de navios publicada no PH foi plastificada por muitos comerciantes e está em local de destaque junto aos caixas das lojas.
- Os turistas querem aproveitar e sempre que desembarcam acabam comprando algo. No navio, tudo é mais caro e costuma-se dizer que quem converte não se diverte. Sendo assim, ver as vitrines e os preços atraentes acabam fazer com que os passageiros esbanjem e gastem o terra o que eles estão se controlando para não gastar em alto mar – afirma um tripulante brasileiro que trabalha de barman no navio e aproveitou as seis horas de folga para relaxar curtindo uma praia em Búzios. – Vou ficar pela Azeda, pois é um charme e está mais pertinho do cais. Assim, posso aproveitar melhor minha folga – acrescentou.

Impacto na economia local
A Secretaria de Turismo estima que os cruzeiros marítimos deixarão algo em torno de R$ 7 milhões nesta temporada pela Cidade.
Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Armação dos Búzios o crescimento do faturamento no comércio pode chegar à 40% durante o período dos navios.
Marcela Palermo, gerente de pesquisa e controle de qualidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Armação dos Búzios, explica que o gasto varia de acordo com o tipo de cruzeirista. – Os turistas que vêm em minicruzeiros praticamente não gastam na cidade. Já aqueles que fazem cruzeiros de maior duração, ou que vêm em navios estrangeiros já têm um gasto bem maior. Acreditamos que a média, no último ano, tenha sido de R$ 50 por pessoa – informou a pesquisadora.

País terá a maior temporada de cruzeiros da história
Segundo a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar),o país vai ter a maior temporada de cruzeiros da história. A temporada começou mais cedo e com mais transatlânticos. Serão 18 navios, dois a mais do que no ano passado, percorrendo todo o litoral brasileiro. Somente para Búzios está prevista a atracação de 15 diferentes navios, que somam 33.649 leitos, que farão 174 viagens, de outubro deste ano até maio de 2010, contabilizando 384.010 passageiros. Na temporada 2008/2009 foram 107 Cruzeiros, que levaram 261 mil cruzeiristas. A previsão para esta temporada é de crescimento de 46,7% para a região.
Os 15 navios que atracarão em Búzios são: Costa Concórdia, Costa Victoria, CVC Imperatriz, CVC Soberano, CVC Zenith, Grand Celebration (Ibero), Grand Mistral (Ibero),
Grand Voyager (Ibero), MSC Armonia, MSC Lírica, MSC Musica, MSC Opera, MSC Orchestra, Splendour of The Seas (Royal Caribbean) e Vision of The Seas (Royal Caribbean).
De acordo com a Abremar, quase 900 mil cruzeiristas aproveitarão as férias a bordo dos navios, número 66,54% maior que o registrado na temporada passada. (RBB)

fotos vídeos como chegar
Restaurante Da Vinci