site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » 8º Festival Gastronômico de Búzios movimenta a cidade

Notícias

8º Festival Gastronômico de Búzios movimenta a cidade

publicada em 27/10/2009

Muitos turistas vieram especialmente para o evento

Redação
O 8º Festival Gastronômico de Búzios, realizado sexta-feira (23) e sábado, no Centro e no Porto da Barra, em Manguinhos, movimentou as ruas da cidade de uma maneira que comerciantes, moradores, e visitantes só estavam acostumados a ver no verão, e durante grandes feriados.
No primeiro dia do festival, as ruas estavam repletas. Previsto para acontecer entre 20h00 e 0h00, alguns restaurantes tiveram que encerrar o serviço antes porque os pratos tinham acabado, enquanto outros estenderam o atendimento, tamanho o sucesso. No sábado, não foi diferente: filas de consumidores chegaram a se formar em diversos estabelecimentos .
No Banana Land, por exemplo, a chefe Rosangela ficou em pé por muitas horas servindo o publico do 8º Festival Gastronômico. A procura foi tanta que o tempo médio de espera na fila para ser servido chegou a 20 minutos. – No sábado, já de madrugada, quando acabou o horário oficial do evento, muita gente ainda queria comer nosso prato, e eu não tinha mais camarão grelhado para oferecer. A vontade das pessoas em experimentar nossa receita era tanta que elas não pestanejaram. Sentaram-se na mesa e disseram: ‘pode ir para a cozinha que a gente espera’. E lá fui eu preparar mais – contou Rosangela, que serviu camarão agridoce com purê de batata baroa e nirá, receita exclusiva para o festival.
Na sexta-feira, a sobremesa do Mineiro Grill, torta mousse de chocolate com sorvete de creme, acabou antes da meia noite e quem não comeu teve que voltar na Rua das Pedras no sábado para provar.

Mais de 35 mil porções servidas
Dados da Polícia Militar e da Guarda Municipal apontam que cerca de 40 mil pessoas circularam pela Cidade durante o Festival Gastronômico. Em média, foram comercializadas 400 porções por restaurante, por noite de festival, contabilizando 35.200 porções nas duas noites de evento.
Conforme dados repassados pelo produtor do evento, Gil Castelo Branco, houve pratos que venderam mais, outros que venderam menos. – Podemos dizer que o estabelecimento que vendeu menos porções, comercializou no mínimo 150 por noite. Já os de maior sucesso venderam mais de 600 porções por noite de evento.
Nesta edição, o festival ofereceu dois pólos de gastronomia: o tradicional, no Centro, que abrange a Rua das Pedras, Orla Bardot e Turíbio de Farias, e, pela primeira vez, o Porto da Barra, em Manguinhos, que participou quase que com a totalidade de seus restaurantes.
A rua Turíbio de Farias, que normalmente perde o destaque quando comparada à Rua das Pedras ou à Orla Bardot, desta vez esbanjou charme e elegância. Os restaurantes disponibilizaram mesas nas ruas e elas ficaram totalmente ocupadas. Já na Rua das Pedras e na Orla Bardot, o vai e vem foi mais constante. As pessoas acabavam comendo com o prato na mão, sentadas num banquinho ou, quando surgia uma mesa livre.
O Porto da Barra ficou repleto de gente nas duas noites do evento causando surpresa aos organizadores. Situado em Manguinhos, local mais distante do circuito tradicional, superou a expectativa de público, ficando lotado e ultrapassando o horário para término do atendimento.
A cozinha buziana também foi sucesso e teve três pratos campeões: peixe escalado com banana, sopa de siri e guando com carne seca. No que diz respeito aos campeões populares de sabor, o público destacou os seguintes restaurantes: Banana Land; Sabor Cubano, com o prato Habana; Don Juan, que ofereceu o churrasco Don Juan, e Cafeteria Number One, com a sobremesa tubetts de frutas silvestres servido com sorvete de creme, feito pelos mini chefes, Matheus e Santiago Freitas.

legenda:
Equipe do Buzin, com o prato ‘camarão ao coco com açafrão’

fotos vídeos como chegar