site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » III Simpósio de Estudos Afro-Brasileiros em Búzios

Notícias

III Simpósio de Estudos Afro-Brasileiros em Búzios

publicada em 10/11/2009

Fundação Bem Te Vi será palco, nesta sexta-feira (13), do encontro que abre oficialmente a II Semana de Consciência Negra da Rasa

A Associação Remanescente de Quilombo da Rasa e a Associação de Mulheres Negras e Afro-Descendentes da Rasa (Somunear) convida a todos para a abertura oficial da II Semana de Consciência Negra da Rasa, que será realizada nesta sexta-feira (13), às 9h00, na Fundação Bem Te Vi, com sede na avenida José Bento Ribeiro Dantas, 276, na Rasa.
O I Simpósio Municipal de Estudos Afro-Brasileiros aconteceu em 26 de novembro de 2007, em Búzios, e teve por objetivo abrir um debate construtivo, utilizando-se de focos diferentes de análise sobre a História e Cultura Afro-Brasileira. Dando continuidade a este debate, foi realizado em 18 de novembro do ano passado, com apoio da Somurear, II Simpósio de Estudos Afro-Brasileiros, com o tema principal, ‘O Negro no Império do Brasil’.
Este ano, o III Simpósio de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena acontece com o tema ‘Diversidade, Cultura e Tolerância’. De acordo com o programa, a partir das 13h30, será iniciado o credenciamento dos participantes, mediante o pagamento da taxa de R$ 10, que será destinada aos certificados emitidos ao final do Simpósio. Às 14h00 está marcada a abertura solene, seguida das palestras que terão início às 14h30.
Gulherme Guaral, coordenador do curso de história da Universidade Veiga de Almeida, proferirá a palestras ‘Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente’, onde serão abordados os acadêmicos do Salgueiro e as transformações estéticas e ideológicas na cultura brasileira, de 1959 à 1972. Em seguida, a professora especialista em história pela Universidade Federal Fluminense e museóloga, NilmaTeixeira Accioli, tratará do tema ‘João Cândido: O sonho da Liberdade’. O professor especialista em história do Brasil pela Universidade Candido Mendes, Janderson Bax Carneiro, fará a palestra ‘Tem Orixá em sala de aula!’, onde aborda as perspectivas de aplicação da lei 10.639 a partir das músicas de Clara Nunes. O psicopedagogo e educador Luiz Xohã (Índio Carajás), falará das Políticas Afirmativas e Os Desafios a partir da lei 11.645.
Estão previstas para as 16h30, as considerações finais, seguido do encerramento.
O evento conta com apoio do Memorial Brigite Bardot, Fundação Bem Te Vi, AfroBúzios, Colégio Estadual João Oliveira Botas, SEPPIR/UFF, Escola Municipal João José de Carvalho e CooperBúzios.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail dcastells@ig.com.br.

fotos vídeos como chegar