site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Búzios sedia encontro internacional sobre Meio Ambiente

Notícias

Búzios sedia encontro internacional sobre Meio Ambiente

publicada em 01/12/2009

Fiscais de Meio Ambiente e Guardas Ambientais participam de curso de Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais
Com o apoio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, cinqüenta pesquisadores do mundo inteiro estão reunidos até domingo (5), no Hotel Atlântico, participando de uma conferência internacional sobre Rodolitos, algas calcárias de vida livre, que – ao lado dos corais – são os principais responsáveis pela construção de recifes naturais fornecendo habitat para vários seres marinhos.
Encontradas em profundidades que variam desde zonas entre marés até 280 metros, a alga calcária é o único vegetal marinho vivente em locais tão profundos nos oceanos. A ocorrência no Brasil, apontado pelos pesquisadores como o maior depósito destes organismos do planeta, abrange desde a costa do Maranhão até o litoral do Norte Fluminense. Em Búzios, elas estão presentes em dois pontos específicos: Na Ilha Feia e na Ferradurinha. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, que abriu o encontro no balneário, a conservação destes bancos de algas é fundamental para a manutenção da biodiversidade marinha.
- Muitas vezes estes vegetais são arrastados até a beira de praias, e retirados indiscriminadamente por pessoas que ignoram a importância deles para a conservação da natureza, diz.
Segundo pesquisadores, apesar de ocuparem menos de 1% do fundo dos oceanos, os recifes e bancos de algas calcárias, servem como lar ou recurso vital para aproximadamente 33% faz criaturas do mar.As algas calcárias podem ser empregadas como filtro biológico, no mar ou em aquários, como também na forma de fertilizantes ou corretivos à acidez dos solos na agricultura. Outras aplicações incluem sua utilização para indicar a existência de petróleo e ainda como suplemento alimentar natural para prevenir a falta de cálcio nos ossos em idosos, no combate contra a osteoporose.
Desde o início do ano, a Prefeitura de Búzios, através da secretaria de Meio Ambiente e Pesca, apóia uma pesquisa realizada pela bióloga Márcia Figueiredo Creed, docente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que atualmente estuda a exploração desses recursos naturais no litoral brasileiro. A pesquisa será útil para identificar as espécies existentes no país e para aferir a taxa de reprodução e de crescimento dos depósitos onde elas se encontram.
- Sabemos pouco sobre a diversidade das espécies existentes aqui e a retirada delas é feita visando apenas o interesse econômico, sem se importar com o equilíbrio ambiental, alerta a pesquisadora.


Fiscais de Meio Ambiente e Guardas Ambientais de Búzios participam de curso de Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais
Seis agentes da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e Guarda Ambiental de Búzios participam essa semana de um curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que será realizado pela equipe do Serviço de Guarda Parques do INEA – Instituto Estadual do Ambiente – e direcionado às prefeituras de Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, ligadas às APAs do Pau Brasil e Serra de Sapiatiba.
O curso, que acontece no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia nos dias 02, 3 e 4/12, tem o objetivo de difundir o conceito de prevenção e planejar medidas mais eficazes de combate aos incêndios florestais. Além de agentes municipais, o curso de formação de brigadistas florestais também irá capacitar integrantes dos conselhos gestores das APAs Pau Brasil e Serra de Sapiatiba.

fotos vídeos como chegar