site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Guarda Marítima e Ambiental vai sair do papel

Notícias

Guarda Marítima e Ambiental vai sair do papel

publicada em 22/01/2010

Fiscalizar embarcações, garantir a segurança da navegação, preservar o ambiente marinho, e manter as praias organizadas são as principais metas da Guarda Marítima e Ambiental



Márcia Ribeiro

A fim de ordenar a Zona Costeira do Município, a prefeitura de Búzios estará implantando nos próximos meses o Grupamento de Patrulhamento Marítimo e Ambiental da Defesa Civil, ou Guarda Marítima e Ambiental de Búzios, que tem como missão salvaguardar a vida no mar, fazer valer as normas de segurança no tráfego marítimo, fiscalizar o ambiente marinho e ordenar as praias buzianas.
O responsável pela criação do grupamento, Cel. Sérgio da Costa Westermann, coordenador da Defesa Civil de Armação dos Búzios, diz que a secretaria de Segurança e Ordem Pública pretende trabalhar com a atual equipe de Guarda Vidas contratada pelo município, mas não descarta a possibilidade de aumentar o contingente, principalmente depois da realização do concurso público municipal.
– Nossa intenção é encampar os 45 Guarda Vidas que já trabalham com a prefeitura e transformá-los em Guardas Marítimos e Ambientais, atuando em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca. O Decreto 134 de 06/11/09 especifica bem as atribuições do novo grupamento. Mas quem vai comandá-lo, ainda não sabemos – explica o Cel. Westermann.
De acordo com o coronel, as primeiras iniciativas da GMA serão a demarcação do embarque e desembarque dos navios apoiada nas leis municipais e ambientais, e a elaboração de um projeto piloto para o gerenciamento costeiro do município, uma antiga reivindicação dos moradores, principalmente daqueles que trabalham no mar de Búzios.
- Para atuar com eficiência, a GMA vai precisar investir em infra-estrutura, adquirindo mais um Jet Sky, dois Jets boats, pranchões, nadadeiras, barracas de praias, bóias de sinalização e material de iluminação. A secretaria de Meio Ambiente já conta com uma embarcação lenta, que deve continuar funcionando na parte de fiscalização ambiental – acrescenta o Cel. Westermann.
Sargento Rigueto, da Capitania dos Portos de Cabo Frio, acredita que com a criação da Guarda Marítima e Ambiental, os trabalhos de fiscalização na Costa de Búzios se tornem mais efetivos, e conclui: - A Marinha vai continuar fazendo o trabalho dela, mas para que possamos atuar em conjunto é necessário que os agentes contratados sejam devidamente capacitados. Isso pode ser feito através de um convênio com a prefeitura de Búzios.
- Espero que a Guarda Marítima e Ambiental possa ajudar os pescadores artesanais patrulhando e fiscalizando a Costa de Búzios. Os navios estão cada vez mais próximos das praias e isso prejudica muito o nosso trabalho. As pessoas não têm idéia do número de barcos que são atingidos pelos transatlânticos todos os anos. Tenho 73 anos de idade, 60 anos de pescaria, e nunca vi tanto desrespeito com a minha profissão – afirmou o pescador Oscar Lopes de Souza.

fotos vídeos como chegar