site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Projeto piloto de maricultura é sucesso em Búzios

Notícias

Projeto piloto de maricultura é sucesso em Búzios

publicada em 05/02/2010

Após cerca de seis meses as sementes começam a atingir tamanho mínimo para comercialização

Com o objetivo de gerar renda, fomentar o cooperativismo e preservar a pesca artesanal, agregando valor à cadeia produtiva, a secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios em parceria com a Associação de Maricultura de Armação dos Búzios (AMAB), formada por pescadores da cidade, promove a implantação de fazendas marinhas. Iniciado em julho de 2009, o projeto piloto desenvolvido na praia Brava envolvendo 30 pescadores da comunidade pesqueira do Centro, já obtém bons resultados, aprovando a técnica e locais escolhidos. Após cerca de seis meses, as sementes de coquilles Saint-Jacques, um marisco de alto valor comercial também conhecido como Vieira, já atingem o tamanho de 6cm, e em breve estarão prontas para comercialização.
- Ao atingirem cerca de 8 a 9 cm, os coquilles estão prontos para serem comercializados pelos pescadores. A escolha pelo local foi ótima. O lugar provou ser apropriado em termos de temperatura e salinidade da água. Este programa que inicia na praia Brava, foi criado para ser implantado junto a quatro comunidades pesqueiras do município – revela Niltinho Braga, responsável pela maricultura e agricultura do município.
Para implantar o programa de maricultura, a Prefeitura orientou os pescadores a formarem a Associação de Maricultura de Armação dos Búzios (AMAB). As fazendas marinhas serão voltadas para a criação de espécies nativas de moluscos como ostras, mariscos, coquilles Saint-Jacques, e peixes. Em cada localidade será adotado um projeto diferente. Na Rasa, os pescadores serão beneficiados com um projeto para o cultivo de ostras nativas. Em José Gonçalves, os pescadores irão cultivar mexilhões. Já em Manguinhos, a comunidade irá cultivar bijupirá.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, a Prefeitura fornece assistência técnica, a estrutura necessária para a produção, e acompanha o desenvolvimento da atividade. Como resultado, a fauna marinha e sua biota serão preservadas pela gestão dos próprios criadores, que terão sua renda elevada com o cultivo de novas espécies.
O projeto piloto de Maricultura da praia Brava iniciou com 20 mil sementes de coquilles de tamanhos entre 8mm a 10mm, doadas pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, produzidas no Instituto de Desenvolvimento da Baia da Ilha Grande. Levadas para o Long Line de 50 metros de extensão, as sementes foram acomodadas em dez lanternas com cinco pisos cada uma.

fotos vídeos como chegar