site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Projeto avalia e levanta oferta turística de Búzios

Notícias

Projeto avalia e levanta oferta turística de Búzios

publicada em 09/03/2010

Projeto Inventário Turístico de Búzios, financiado pelo Ministério do Turismo, é iniciado e será finalizado até dezembro de 2010



Rebeca Bruno Bordalo

Búzios deu mais alguns passos no caminho de um destino turístico referencia no país. Foi lançado na tarde de ontem (8) pela secretaria de Turismo e Cultura de Búzios, Ministério do Turismo e Instituto Ideias, o projeto Inventário Turístico, que servirá como importante instrumento de pesquisa e divulgação. A cerimônia aconteceu no Hotel Atlântico Búzios e contou com a presença de representantes de instituições que apóiam a iniciativa, como a TurisRio, o SEBRAE/RJ e o Fórum Estadual de Secretários de Turismo, além de diversos empresários do município.
Considerado pelo Ministério um dos 65 municípios indutores de turismo no Brasil, Búzios realizará o levantamento de toda a sua oferta turística, ação fundamental para o desenvolvimento do setor. Entre os pontos a serem inventariados estão os atrativos naturais e culturais, a infraestrutura, as associações, o patrimônio histórico e ambiental e o comércio turístico. Coordenadas pelo Instituto Ideias, as pesquisas de campo serão realizadas por estudantes de turismo, através de questionários dirigidos, visitas aos estabelecimentos e registro fotográfico.
A mesa da solenidade foi composta por Felipe Figueiredo, coordenador de regionalização do Turismo do Ministério do Turismo; Sérgio Melo, diretor de turismo da TurisRio; Isac Tillinger, secretário de Turismo e Cultura de Armação dos Búzios; Felipe Lopes; vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Sérgio Rébora, presidente do Convention Bureau; Thomas Weber, presidente da Associação de Hotéis de Búzios; Henrique Alvares, da Associação de Pousadas de Búzios; Ana Forte, secretária executiva do Instituto Idéias; e Ana Claudia Vieira, gerente regional do Sebrae.
Para o representante do Ministério do Turismo, Felipe Figueiredo, Búzios é um município privilegiado, o primeiro do Estado do Rio entre os três escolhidos para participar do Inventário Turístico, projeto que faz parte do programa de regionalização do turismo. – Esse projeto tem por objetivo avaliar e levantar toda a oferta turística de Búzios. É um trabalho feito com planejamento prévio para atuar de forma eficaz no desenvolvimento de um instrumento que servirá de base para o desenvolvimento da atividade. Espero que aqueles que serão pesquisados colaborem com os pesquisadores, pois esse trabalho só tem a beneficiar todos aqueles que vivem do turismo – explicou Felipe Figueiredo.
Sérgio Melo, diretor de turismo da TurisRio, destacou que o Instituto Ideias, contratado para a realização do inventário, certamente é o mais qualificado no estado para esse tipo de serviço. – Essa é uma oportunidade extremamente importante. O Inventário Turístico está previsto no Plano Nacional de Turismo como uma ferramenta para desenvolvimento turístico dos municípios. As informações ficarão disponíveis num site para atualização e consultas para que seja possível priorizar ações e gerar recursos. Ajudem os pesquisadores para que as informações possam ser a luz da realidade. Ninguém administrada nada sem informação. Parabéns a Búzios por se tornar o 1° município indutor do turismo no Estado do Rio de Janeiro. A TurisRio está a disposição – disse Sérgio Melo.
Para Ana Claudia Vieira, gerente regional do Sebrae, Búzios é o lugar onde a principal atividade econômica é eminentemente o turismo, por isso o inventário se torna instrumento de suma importância. – Búzios como destino compete com diversas capitais brasileiras – comentou.
O secretário Municipal de Cultura, Isac Tilinger, agradeceu a presença dos presentes. – São poucos, mas são interessados – comentou e lembrou que Búzios levou 12 anos para conquistar esse inventário turístico. – Nunca tivemos condições financeiras para contratar essa consultoria de pesquisa e hoje isso está sendo financiado pelo Ministério do Turismo. Precisamos dessas informações. Não se pode desenvolver o turismo de forma adequada sem pesquisa. Com o inventário concluído daremos início ao Plano Municipal de Turismo – prometeu Isac.
O Inventário de uma cidade é exigência do Ministério do Turismo definida pela Lei 11.771/08, e a sua realização facilita o acesso a recursos federais. Além dos trâmites legais, o levantamento completo dos atrativos e serviços oferecidos, auxilia ainda no planejamento de eventos e projetos para as cidades.
A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2010. As pesquisas de campo começam no próximo mês e a montagem de mapas e roteiros turísticos se dá a partir de agosto. Para isso, foi criado o portal www.destinobuzios.com.br que reunirá informações sobre o desenvolvimento do projeto. Depois, todo o conteúdo levantado durante a pesquisa estará disponível ao público gratuitamente, e cada empresário terá uma senha de acesso para adicionar informações, fotos e vídeos ao canal de seu estabelecimento, contribuindo para manter o Inventário sempre atualizado. Lá o visitante poderá criar um roteiro próprio, tendo acesso a mapas, calendário de eventos e passeios.

fotos vídeos como chegar