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Brasil terá selo de qualidade do turismo em 2011

publicada em 03/06/2010

A implantação da certificação para prestadores de serviços turísticos vira realidade. A lei cabe em uma folha, mas seus efeitos terão enormes repercussões no turismo brasileiro. A referência, do diretor do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, trata da Lei 11637/07 que dispõe sobre a criação do Selo de Qualidade no Turismo.
Tema de debate no Salão do Turismo, o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico estima que o selo chegue ao mercado em 2011. A certificação é para hotéis, agências de viagens, transportadores turísticos, parques temáticos entre outros segmentos do turismo. - A implantação do selo é uma medida fundamental para melhorar a imagem e a qualidade dos serviços e produtos brasileiros - avalia Moesch, acrescentando que ao adotar sistemas de qualidade o país está seguindo uma tendência mundial.
Ao afirmar que a adesão ao selo é voluntária, o diretor do MTur explicou que existe certa confusão em torno do programa de qualidade. Segundo ele, o Ministério trabalha com três conceitos: cadastro, classificação e certificação. A obrigatoriedade é somente para o cadastramento no sistema Cadastur para oito segmentos, entre os quais agências de viagens, transportadores e meios de hospedagem, de acordo com a Lei do Turismo. A classificação e o selo são de adesão voluntária.
O processo de implantação do selo é uma iniciativa do MTur em parceria com o Instituto de Metrologia, que será o órgão acreditador, e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). A idéia, segundo Moesch, é de se criar um selo também para os países do Mercosul.

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