site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Jornalistas se reurinaram em Cabo Frio

Notícias

Jornalistas se reurinaram em Cabo Frio

publicada em 03/06/2010

Realizado no último final de semana, em Cabo Frio, o II Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio de Janeiro reuniu cerca de 150 profissionais da área para tratar do tema ‘O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão’. O objetivo foi iniciar o debate que norteará o 34º Congresso Nacional da categoria, que acontecerá em Porto Alegre.
Além de abordar aspectos dos serviços que são prestados pelos jornalistas à sociedade brasileira, o II Congresso teve ênfase na defesa da profissão, ameaçada pela decisão do Supremo Tribunal Federal, que extinguiu a necessidade do diploma para o exercício do jornalismo.
O evento foi realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, da Petrobras, da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
- Nesta segunda edição do congresso, procuramos nos aproximar dos jornalistas do interior do Estado. Escolhemos a Região dos Lagos pelo fato dela abrigar um grande quantitativo de jornalistas sindicalizados. O que fizemos na verdade foi uma grande reunião da categoria, sob o olhar do sindicalismo no Brasil. Tudo ocorreu dentro das nossas expectativas - afirmou o presidente do sindicato e organizador do evento, Ernesto Vianna.
O Prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Alfredo Gonçalves, a Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio, Andréia Gorito, o Diretor da UVA, Alexandre Machado e o Presidente da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murilo, participaram da mesa de abertura dos trabalhos. O Prefeito lembrou a importância da liberdade de expressão e afirmou: - A cidade de Cabo Frio sente-se orgulhosa em receber este evento, que visa levantar questões que possam assegurar o bom trabalho da imprensa no futuro.
Para Andréia Gorito, que também é coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, a experiência foi interessante. - Muita gente esperava um evento mais acadêmico, mas valeu à pena assistir aos debates promovidos pelos sindicalistas. Se eles representam a categoria em questões importantes, como a regulamentação da profissão, precisamos conhecer suas ideias e projetos - disse a jornalista.
O II Congresso Estadual de Jornalistas teve como homenageados nesta edição o jornalista Moacir Cabral, proprietário do Jornal Folha dos Lagos, o jornalista Ralph Bravo, precursor da atividade na Região dos Lagos, e o colunista Levi de Moura, do Portal In360, da Rede INTERTV.

fotos vídeos como chegar