site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Búzios tem novo paradigma para Educação

Notícias

Búzios tem novo paradigma para Educação

publicada em 12/02/2011

Mirinho Braga implementa promessa de campanha e estende ensino integral para todos alunos do Município

O prefeito Mirinho Braga liberou esta semana para toda a nede de ensino público de Búzios a implantação do ensino integral. Desta forma Búzios passa a ser o único Município do País a ter os seus alunos, na sua totalidade, na ‘Educação o Dia Todo’, como costumava dizer o educador Darcy Ribeiro, responsável no PDT pelo capítulo Educação no seu programa de partido. No Brasil, apenas 7% dos alunos estão num sistema integral de ensino.
O prefeito deu a partida ao programa
na sexta-feira (11), no seu Gabinete, com a presença do Secretariado, e com a presença do curador da Fundação Bem Te Vi, professor Sérgio Dutra. A partir do dia 15 de março, segundo a secretária Carolina Rodrigues, ‘todos entram em campo’.
- Sempre encarei este propósito, investir na Educação de qualidade. Nos governos anteriores tratei de levantar a estrutura necessária, para receber os estudantes numa rede de ensino pública, que não existia. Búzios é a Cidade com a menor presença do Estado e da União, em termos de instalações e equipamentos na Região. Havia uma escola estadual. Fomos, por isso, levados a investir muito no setor, logo que aconteceu a emancipação. As escolas que temos, à exceção de uma, foram todas construídas nas minhas administrações. Saímos praticamente do zero. A demanda por vagas, a necessidade de se levar para mais perto a unidade escolar dos núcleos comunitários, o que evita a dependência do transporte, impõe ao governo a construção de pelo menos uma unidade a cada ano - explicou Mirinho Braga, acrescentando: - O Município é que ganhará o atributo de Cidade da Educação, evitando que se credite a mim esse fato inédito, deixando de lado a personalização da Educação, como fazem alguns políticos, personalização estas que se não passam de rótulos.
Mirinho lembrou ainda que no governo anterior, foi construída apenas uma escola, na Rasa. A inércia daquela administração provocou um enorme déficit no setor.
O prefeito Mirinho Braga lembrou de José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, que construiu duas escolas no então distrito, depois de ter implementado um orçamento separado para o Distrito Búzios.
- Se fizer pelas crianças do nosso Município, e mesmo que só faça isso, já terei realizado o trabalho mais importante, pois estaremos tratando do futuro. Somente a Educação é que permitirá o desenvolvimento da cidadania e da Cidade - frisou Mirinho Braga.
O ensino integral, um sistema que procura aumentar a presença dos alunos na escola e no caminho do conhecimento, passou a ser um objetivo da atual presidente Dilma Rousseff, que ainda associa disciplinas profissionalizantes.

Família, como núcleo
essencial do programa

Para o prefeito, depois de dois anos de governo, e de uma experiência piloto, executada na Escola Municipal Lydia Sherman, em Baia Formosa, a Formação Integral, como ele chama o programa, pode agora se estender ao restante do Município, e universalizá-lo em toda a rede.
- Nós chamamos de ‘Escola Para Toda a Vida’ esse modelo impar de Educação, que supera qualquer outro modelo ou paradigma no setor. Por que ‘Escola Para Toda Vida’? Porque queremos oferecer aos alunos da rede pública caminhos seguros, para crescerem na sua cidadania, instrumentados e capacitados para serem absorvidos com qualidade pelo mercado de trabalho, mas, acima disso, serem os construtores de uma sociedade mais justa, menos excludente, e, por isso, serem os construtores de uma paz social duradoura e estável - salientou Mirinho Braga, que ainda faz questão de enfatizar que ‘nesse programa a presença da família é essencial, porque é a família que cuida da educação básica, porque é a família que representa o núcleo firme e estabilizador dessa sociedade de paz’.
- O programa ‘Escola Para Toda a Vida’ deve cruzar todas as ações de governo, comprometer todas as instalações e equipamentos municipais, e mobilizar as comunidades e sociedade. Trata-se de uma meta que cumprimos, por ter estado prevista no nosso Plano de Governo, e deixa de lado as questões menores das políticas de grupos, com certeza minoritários, de nossa Cidade, que querem vender um futuro incerto para as nossas gerações em troca de favores não republicanos. Contamos hoje também com a Fundação Bem Te Vi, um importante projeto social realizado no bairro da Rasa, em cujo complexo teremos o principal Centro de Formação Integral, funcionando todos os dias da semana. Essa integração permitirá a completa universalização Escola o Dia Todo. Bem te Vi devemos ser gratos - acrescenta Mirinho Braga.
A secretária municipal de Educação e Ciência, professora Carolina Rodrigues, é que vai operar o programa.

Esscolha pelos caminhos do conhecimento

- A ‘Escola Para Toda a Vida’ não se esgota nos limites do ensino tradicional. O modelo ultrapassa o já usado. O programa possibilitará aumentar o tempo do aluno com o ensino, em atividades atrativas, que vão competir com as ruas. Nesse programa, vamos ter um ambiente com permanente exposição ao conhecimento, um conhecimento que significará mais liberdade do que a liberdade oferecida pelas ruas. Cultura, esporte, esses serão os principais eixos do programa. No turno da noite, vamos ter uma ‘universidade do trabalho, ou seja, disciplinas, que capacitem e profissionalizem os beneficiários - afirmou Carolina Rodrigues.

Bem Te Vi, o maior investimento social privado do País

O professor Sergio Dutra, representando a Fundação, lembrou da época em que a Bem Te Vi foi implantada em Búzios em 2001.
- No início contávamos apenas com esta grande extensão de terra e duas pequenas casas que ainda se encontram no local. Nunca nos faltou a fé em Deus, coragem, desejo de ajudar ao próximo e a boa vontade da comunidade que nos apoiou e incentivou. Todos nós trabalhávamos como voluntários. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos, e em especial a uma pessoa que foi verdadeiramente uma missionária e um exemplo de dedicação: a Diva Nunes. Naturalmente um projeto dessa envergadura, que considero particularmente uma verdadeira missão, sendo reconhecida, como o maior investimento social privado do País, causou desconfiança, como era de se esperar, em algumas pessoas. Um pequeno segmento criticou e atacou a nossa iniciativa, mas hoje, a Fundação Bem Te Vi, criada sem recursos públicos é uma realidade. Como costumava dizer Ruy Borba, seu fundador - a Fundação Bem Te Vi é um ‘protesto com propostas’.
O curador Sérgio Dutra agradeceu o apoio do Governo do Japão, que equipou a unidade escolar e, também, a Eletrobrás, que refinanciou o sistema de estrutura elétrica, enfatizando: - Hoje iniciamos uma nova era, não só para a Fundação Bem Te Vi, como para a Cidade de Armação dos Búzios. Essa parceria, que ora se firma, com o Governo Municipal de Mirinho Braga, será um marco histórico de desenvolvimento social, cultural e, sobretudo comunitário, onde todos sairão ganhando, principalmente as crianças e os jovens que escrevem o nosso futuro.

A ‘Escola Para Toda a Vida’
será um marco na Cidade

Ruy Borba, que durante muitos anos esteve à frente do Projeto Bem Te Ver, falou depois do evento na Prefeitura que é indiscutível o papel da Fundação Bem Te Vi na Rasa, e na Cidade.
- Na Rasa, porque contribuiu para a autoconfiança dos moradores, porque contribuiu para a qualificação do bairro, deu estabilidade urbana ao local, quando definiu que cerca de 100 mil metros quadrados - a sua Reserva Ambiental São Francisco de Assis, com a sua generosa vegetação de restinga -, não seria objeto de ocupação. Uma decisão pioneira, já que a legislação da época permitia uma ocupação danosa ao ambiente. Acredito que este tenha sido o seu primeiro papel. A Rasa é outra depois da Bem Te Vi. Lembro-me que anos atrás o prefeito Mirinho Braga afirmou que a Cidade poderia ser conhecida como antes e depois da Bem Te Vi. Ele não estava totalmente correto. A Cidade será, sim, outra, depois da implantação desse programa ‘Escola Para Toda Vida’, essa atividade, sim, despertará o dinamismo transformador de cada um dos beneficiários do programa - falou Ruy Borba.
Sobre o ‘Escola para Toda Vida’, Borba disse que esse era o verdadeiro projeto estruturante, porque faria a ponte para um futuro próspero e justo.- Hoje em Búzios o governo fez uma permuta civilizatória. Com programas assim, a humanidade não estará presa a grades. Cura-se uma miopia temporal, porque o governo Mirinho deixa de lado aqueles que dão demasiada importância ao que está mais próximo do seu umbigo, em alguns casos também, ao que está mais perto do seu bolso, e atribuir valor ao amanhã. Nesse programa ‘Escola para Toda Vida’, os jovens e crianças receberão ‘asas’ e terão condições de aprenderem a ‘voar’ - concluiu Borba.


Um complexo esportivo e cultural para a comunidade
O investimento feito na Fundação Bem Te Vi, a valor presente, segundo o gestor Kauê Torres, pode se situar na casa dos R$ 25 milhões. Somente a área do terreno, com seus 143 mil metros quadrados, chega a R$ 7 milhões. ‘Temos cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, contando com um ginásio olímpico coberto, com cerca de 4 mil metros quadrados, piscina semi-olímpica, uma escola com 1.300 metros, uma Igreja usada hoje como espaço multi-uso, com capacidade para 500 pessoas sentadas, e mais algumas construções, fazem desse complexo um investimento relevante, que ainda tem num conjunto de 5 quadras de esportes. Não podemos esquecer das importantes obras de infra-estrutura feitas no local, que incluiram arruamento, praças, sistema de eletrificação e de drenagem e esgotamento sanitário’ disse Torres, mencionando a existência de uma estrutura que funciona como espaço de expansão de águas pluviais, muito importante para evitar a acumulação de águas em zonas ocupadas com as construções naquela parte do bairro.
- O Município alugou o espaço construído por R$ 25 mil, e a Fundação ainda assinou um termo de cooperação, para prestar serviços comunitários e de mobilização. Também a Fundação, segundo a orientação da executora do programa - a Secretaria de Educação e Ciência, Carolina Rodrigues - pode ir ao mercado buscar recursos para serem aplicados no ‘Escola para Toda Vida’ - informou Kauê Torres.

fotos vídeos como chegar