site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Búzios tem todas as praias com água de qualidade de acordo com relatório do INEA

Notícias

Búzios tem todas as praias com água de qualidade de acordo com relatório do INEA

publicada em 26/02/2011

A secretária de Meio Ambiente e da Pesca, Adriana Saad recebeu esta semana um relatório expedido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) sobre a balneabilidade das praias buzinas. Animada com o resultado do relatório Saad falou ao PH, que contribui para este resultado não apenas a excelente qualidade das águas que banham nosso litoral, mas também as importantes correntes oceânicas que circulam na região como, a ACAS (água central do Atlantico Sul), formada pela mistura da corrente do Brasil (água quente) e a corrente das Malvinas (água fria).
- A distribuição dessas correntes na nossa costa está diretamente relacionada com o vento entre outros fatores. Soma-se a isso as ações do governo local, que têm intensificado o controle sobre a destinação de resíduos, principalmente com o uso do recurso conhecido como: ‘rolha ecológica’ - disse a secretária do Meio Ambiente e da Pesca.
Para a secretária, o vento nordeste afasta as chuvas e as massas de águas superficiais, levando-as para o oceano; no lugar dela sobe a Acas (fenômeno conhecido como Ressurgência), águas puras, muito fria e muito rica em nutrientes, vindas do fundo do oceano.
- Em Arraial do Cabo, onde ocorre a manifestação máxima deste fenômeno da ressurgência, a temperatura da água desce a 13 graus Celsius. Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, e até Marica são municípios que sofrem a mesma influência desta corrente fria, com temperaturas de água entre 16º a 18º - acrescenta Adriana.
Apesar da condição natural favorável a balneabilidade de nossas águas, Saad alerta que moradores e freqüentadores de Búzios devem estar atentos a qualquer indício de ligações clandestinas feitas na rede de drenagem de esgotos, porque não é toda a Cidade que tem captação de esgoto por rede separativa. Em Búzios, grande parte da rede de esgoto é coletada pelo sistema de Tempo Seco. Quando não chove o sistema é favorecido, pois não há o despejo de águas colhidas na rede pluvial sendo despejadas no mar, águas estas, em muitos casos contaminadas por ligações de esgoto, feitas de forma criminosa.
- Quando chove pode ser problemático, porque a água de drenagem deságua nas praias, ou nas lagoas, e, caso tenham essas ligações de esgoto, a água pode ficar contaminada - explica Adriana que insiste no alerta contra essas ligações clandestinas.
A Secretaria do Meio Ambiente recentemente acompanhou a instalação de filtros do INEA, em quatro pontos do Município, com a finalidade de fazer a filtragem das águas pluviais, como as instalações em João Fernandes, Manguinhos, Ossos, por exemplo, que funcionam como as lagamares.

A recuperação das lagoas e brejos se fará preservando-os dos dejetos e esgotos

Adriana Saad fala também de esforços do governo na recuperação do sistema de lagoas e brejos da Cidade.
- Recentemente, estivemos no Governo Itinerante no Bairro de José Gonçalves, e o prefeito determinou se acelerasse a recuperação de bacias de acumulação naquele bairro, rejeitando que houvesse pretensões de posse ou ocupação sobre essas bacias. É fundamental que se recuperem essas bacias, para que a água das chuvas encontrem área e que possam se expandir, e que não o façam dentro das casas - observou Adriana Saad.
Durante a semana que esteve em José Gonçalves, o prefeito Mirinho Braga determinou à Fiscalização do Urbanismo que fossem notificados todos aqueles que se puseram no caminho das águas e nos talvegues. A ação é para que muros e outras instalações que estão obstruindo os caminhos das águas sejam demolidos.
A Secretaria dos Serviços Públicos já deu início nos trabalhos no bairro de José Gonçalves durante o Governo Itinerante.

fotos vídeos como chegar