site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Delegado de Búzios discorda de estatística que aponta balneário como sendo campeão em homicídios no

Notícias

Delegado de Búzios discorda de estatística que aponta balneário como sendo campeão em homicídios no

publicada em 05/03/2011

Depois que foi divulgada pelo
‘o Globo’ a informação de que
Búzios liderava o ranking das cidades mais violentas do Estado o delegado Mario Lamblet, da 127ª Delegacia Legal, situada no bairro da Ferradura – Armação dos Búzios – conversou com a equipe do Jornal Primeira Hora para esclarecer alguns fatos.
- Causou-me estranheza a divulgação do mapa da Violência 2011, lançado na quinta-feira (24) pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça, no qual Búzios foi apontado como sendo o município com a mais alta taxa de homicídio do Estado - , disse Lamblet. De acordo com a estatística publicada pelos jornais do Rio, haveria 87,8 mortos para cada grupo de cem mil habitantes, no período de 2006 a 2008, imaginando, a partir de um simples exercício matemático, que esta seria a população da Cidade e não vinte e poucos mil, à época. De acordo com o estudo, Búzios, além de mais alto índice de homicídios no Estado ocuparia a 25ª posição no país.
- O estudo não é preciso, pois considerou os números de mortes ocorridos em bairros violentos do 2º Distrito de Cabo Frio como, Tamoios, Vila Verde, Botafogo, Unamar e Campos Novos. Estes bairros, embora não façam parte de Búzios, tinham suas ocorrências registradas na delegacia daqui, já que estariam distantes 35 quilômetros da delegacia de Cabo Frio. O fato de computar os crimes de lá, na delegacia daqui, causou esta distorção no estudo -, disse o delegado apresentando os números de mortes ocorridas no período usado na pesquisa.
Segundo o levantamento feito na 127ª DP, ocorreram em 2006, na cidade de Búzios, 17 homicídios e não 22 como apontaram os estudos. Em 2007 foram18 casos; se fossem considerados mortes ocorridas nos bairros de Cabo Frio, mas que foram registrados em Búzios, o número seria 25. Idem em relação a 2008, quando o número de mortes foi de 22, e não 26. A partir deste ponto a pesquisa divulgada nos principais jornais do Rio não cuidou de registrar um importante sinal: em 2009 e 2010 os índices teriam caído para 16 e 12 mortes respectivamente, queda apontada por especialis-
tas como sendo de extrema relevância.
- Apesar do que foi divulgado, Búzios, não é uma Cidade violenta. Aqui, cerca de 60% dos casos de mortes estão relacionados a brigas e desentendimentos marcados por emoções, o que é bem diferente do que ocorre em cidades com alto grau de criminalidade- , acentuou Dr. Mario Lamblet, lamentando que dados que comprometem a imagem da Cidade no Brasil e no mundo não levem em conta fatos reais, nem levem em consideração o bom trabalho que vem sendo feito em Armação dos Búzios pelas polícias Civil e Militar, com ajuda da Justiça, e das autoridades municipais.
- Búzios é uma Cidade de 27 mil habitantes, mas nos finais de semana, férias, e feriados, recebe um contingente de turistas, e visitantes, quatro ou cinco vezes maior do que o total de sua população fixa. Este fato, comum em cidades que são importantes destinos turístico do Estado, e do país, deveriam ser levados em consideração na elaboração de estudos, como este divulgado no sábado passado - finalizou Dr. Mario.


fotos vídeos como chegar