site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » ‘Búzios tem números absolutos de criminalidade baixíssimos’

Notícias

‘Búzios tem números absolutos de criminalidade baixíssimos’

publicada em 05/03/2011

De acordo com secretário de Planejamento dados divulgados pelo O Globo são facciosos. ‘Em alguns casos estatísticas são desviadas de seus propósitos apenas para encobrir a realidade’

Secretário de Planejamento de Búzios, Ruy Borba, no programa Observatório Político, em um canal a cabo, a Jovem TV da Região dos Lagos, afirmou que ‘as matérias sobre violência em Búzios são de um primarismo e facciosismo surpreendentes’.
- Me surpreende que um jornalista experimentado, e daqui, o Walmor de Freitas, tenha assinado essas matérias, sem ter questionado ou mesmo compreendido os dados da pesquisa. Na verdade ele acabou por assassinar o tema. Sobretudo porque a primeira dessas matérias saiu num sábado, cuja edição é preparada sem aquela pressa de uma edição diária. Até onde sei, as edições de sábado do jornal O Globo, começam a ser feitas no meio da semana, o que dá bastante tempo para que os temas abordados pelos repórteres sejam devidamente apurados. Soma-se a isso, tratar-se de um tema, que exige pesquisa, tutano - disse Ruy Borba, durante entrevista realizada na segunda-feira no programa Observatório Político, conduzido pelo cientista político, Ricardo Mariath.
Segundo o secretário municipal, ‘faltou noção de estatística, mesmo que seja o básico, para que o jornalista pudesse ponderar os dados, se é que sabe o que é ponderar dados’.
- Veja só: primeiramente, na manchete deveria ter sido destacado o período pesquisado, de 2006 a 2008. Indica também a tendência. Mais do que isso: o jornalista deveria ter destacado que bairros do 2º Distrito de Cabo Frio (Tamoios, Unamar, Maria Joaquina, Vila Verde e Botafogo) locais de grande tensão social e com altas taxas de homicídio, foram computados na pesquisa como sendo de Búzios, quando na verdade pertencem a Cabo Frio -, disse Borba que salientou também a inobservância de fatores como o perfil das populações pesquisadas.
- Enfim, está me parecendo que há gente que quer detrimentar o valor dos ativos de Búzios, para poder obter vantagem nas eleições proporcionais e majoritárias que se avizinham. - disse Borba aos assinantes do canal a cabo.
- Ouvi uma entrevista do delegado Mário Lamblet, informando que em 2009 foram 16 homicídios; em 2010, 12 casos. Portanto, a tendência em Búzios é declinante. O Walmor (Freitas, jornalista do O Globo) deixou a parte essencial sem ser revelada. É como se tivesse colocado um traje de banho sobre o estudo: trajes de banho sempre cobrem o essencial do corpo, mas quando aplicados sobre informações acabam cobrindo aquilo que era essencial informar, que a tendência de homicídios na Cidade é notadamente declinante. A matéria não quis mostrar a pesquisa na sua nudez - completou Borba.
 
Políticas sociais são
ferramentas eficazes para sedimentar paz na sociedade:
Búzios como Cidade da
Educação fará a diferença
 
Depois de sua participação no programa ‘Observatório Político’, falando ao PH, o secretário Ruy Borba lamentou que a questão da violência esteja sendo discutida somente no âmbito da segurança pública, como se as soluções fossem buscadas na Idade Média, sem a contribuição árabe, que trouxe para os nossos dias as lições de Aristóteles..
- Medidas de polícia são as que menos impactam na diminuição da violência. Fosse o contrário, bastaria colocar um policial em cada esquina. Segurança pública se pavimenta com políticas públicas na área social, educacional, de infra-estrutura, e de lazer. Por exemplo, o prefeito Mirinho Braga iniciou recentemente o mais importante programa do seu governo - o Ensino Integral, chamado de ‘Escola Pra Toda Vida’. Esta é a melhor, e mais segura resposta para criar uma sociedade de paz, fundada numa cidadania firme, solidária, e justa - disse Borba ao PH, salientando que este é o marco mais importante na mudança de paradigma neste Município, e está sendo levado a efeito pelo prefeito Mirinho Braga.
- Os vereadores, que encontraram agasalho numa corrente de oposição antiga no município têm medo de falar deste programas, por não entenderem, ou por saberem da sua dimensão social, bem além das suas preocupações pessoais. Búzios será a Cidade da Educação - anuncia Borba.
O secretário destaca também que diversas ‘obras de infra-estrutura estão sendo executadas pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação. Estas obras que facilitarão a mobilidade social e o dialogo entre as comunidades, e também as ações no Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que desconstroem as barreiras da exclusão’.
Para Borba, o ordenamento público, com a aplicação eficiente da Guarda Municipal e da Postura também tem a função de agir como redutores de tensões sociais.
- Uma sociedade organizada e ordenada contém os excessos, que ultrapassam a urbanidade, e até um bem organizado sistema de transporte coletivo, cujo projeto está na mira, faz o funcionamento social ser mais apaziguado - concluiu o secretário de Planejamento e Orçamento de Búzios.

fotos vídeos como chegar