site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Revelação do Projeto Lutando por vidas, Thiago de Souza conquista medalha de ouro em Niterói

Notícias

Revelação do Projeto Lutando por vidas, Thiago de Souza conquista medalha de ouro em Niterói

publicada em 07/05/2011

Bruno Almeida

Thiago de Souza, de 14 anos, mais conhecido como ‘O Grande’, faturou a medalha de ouro na Décima Segunda Taça Prata da Casa de Jiu Jitsu, equivalente à segunda etapa da Lerjji (Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu Jitsu), pela categoria Pesadíssimo, faixa Laranja. O feito se deu no último sábado (30), no Fonseca Atlético Clube, em Niterói. O campeão narra sua emocionante vitória sobre Vinícius Melo, na única luta da categoria, que durou quatro minutos:
- Dei uma queda no adversário e ganhei dois pontos. Na sequência ele me deu duas quedas, sendo que na segunda me machucou a costela. O juiz chamou o médico, que interrompeu a luta ao constatar que houve um descolamento de diafragma. Senti falta de ar, mas consegui me recuperar em uns dois minutos, e falei que queria continuar lutando. Como ficou tudo bem, voltei, e com força total, em uma finalização ‘arm-lok’, consegui vencer a luta.
Esta não foi a primeira conquista profissional de Thiago. Por exemplo, ele já conquistou, em 2008, a mesma competição, e levou a medalha de prata no Arena Búzios.
O próximo compromisso de Thiago é no dia 5 de junho, na terceira etapa da Lerjji, que acontecerá também no Fonseca Atlético Clube. Seu professor, Betinho Ende, aproveita para falar sobre o projeto Lutando por Vidas, que acontece na Fundação Bem-Te-Vi:
- O projeto já é realizado há cinco anos. Nós formamos o primeiro campeão brasileiro infantil de Jiu Jitsu, o Luís Antônio Silva. Formamos também outros campeões da Lerjji, como Leonor Donati, e Felipe Avelino, no ano passado. Além de subirmos nos pódiuns de outras competições regionais. Já estamos despontando como um celeiro de campeões.
As aulas de Ende vão além dos exercícios físicos e treinos. Toda a segunda-feira ele reúne os atletas e seus pais, para palestrar sobre cidadania, e transmitir valores, como “honrar o pai e a mãe”, “respeitar as autoridades”, “a importância do estudo”, etc.
- A atividade esportiva também envolve esse trabalho com a família, que para nós é o melhor modelo para a sociedade. É importante que os pais acompanhem os filhos, ajudando-os. A base do nosso aprendizado é a doutrina Cristã – finaliza Ender, enquanto agradece: aos pais dos atletas, Lan House Click Aqui, lojas Maden Búzios e Ecologia Búzios, Mister Tour, Fundação Bem-Te-Vi, e acima de tudo, a Deus.

fotos vídeos como chegar