site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Búzios, a primeira Cidade Inteligente da América Latina

Notícias

Búzios, a primeira Cidade Inteligente da América Latina

publicada em 16/07/2011

Na segunda-feira (11), em solenidade no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Mirinho Braga firmaram com a concessionária AMPLA termo de cooperação, para a implantação de um sistema de fornecimento de energia inteligente, chamado de SmartCity. O novo sistema prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia num sistema capaz de integrar toda a geração existente. Entre os benefícios, além da redução do valor da conta, o novo modelo permitirá ao consumidor acompanhar em tempo real os seus gastos e a pagar tarifa diferenciada de acordo com o horário de consumo.
A Endesa (AMPLA) investirá R$ 31 milhões na execução desse projeto em Búzios, durante dois anos, para transformar Búzios na primeira cidade na América Latina a contar com esse novo sistema. Existem mais seis cidades no mundo que já contam com esse sistema, entre essas, Málaga na Espanha, para onde viajou na terça-feira (12) o prefeito Mirinho, acompanhado por uma equipe do governo estadual e da concessionária Ampla. Mirinho Braga destacou que ‘Búzios será também na questão energética uma referência mundial, junto com outras iniciativas em andamento, enfatizando que, além da economia com tarifas diferenciadas durante o dia, permitirá ao consumidor que ele mesmo administre o seu consumo, com o uso mais racional da energia.
- Com o ‘Cidade Inteligente’, vamos possibilitar ao cidadão o acesso a uma tarifa diferenciada conforme o horário de consumo, acompanhando em tempo real os gastos com energia elétrica, e sabendo o consumo de cada aparelho conectado à rede. Vamos também explorar a energia eólica e solar, além de instalar lâmpadas LED nas ruas, praças, logradouros e prédios públicos, com um ganho de 30 a 40% na redução da fatura - informou o prefeito Mirinho Braga.
Rafael Mika, Chefe de Gabinete, também presente, salientou que o ‘projeto - ‘Cidade Inteligente’ - coloca Búzios, como referência no desenvolvimento de energias limpas’. Segundo o presidente da AMPLA, Marcelo Llvenez, ele confirma que o consumidor possa ter a conta reduzida em 30% e até 40%, ajudado também com o suporte previsto pelo novo sistema, em corrigir por completo a perda de energia, perda essa suportada por todos os consumidores. O projeto promete novidades, tarifas residenciais diferenciadas de acordo com os horários, implementação de carros elétricos e pode levar a uma economia entre 30% e 40% na conta de luz residencial. Marcelo Llvenes prevê o início da instalação dos novos medidores, o que permitirá a cobrança diferenciada por horário - no ano que vem, com cobranças de até seis tarifas diferentes ao longo do dia.
- Esperamos terminar em dois anos a instalação da rede inteligente - afirmou Llévenes, acrescentando que o início da instalação depende da homologação dos medidores e aprovação da cobrança diferenciada pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.
Búzios, que fica na área de atuação da Ampla, empresa controlada pela Endesa, será a primeira cidade na América Latina a ter um sistema inteligente de distribuição de energia implementado pela companhia espanhola. A Endesa já gerencia um projeto semelhante existente em Málaga e Llévenes afirma que já há tecnologia disponível para a implementação do ‘smart grid’, que permite que usuários tenham pequenas geradoras - como painéis solares - e vendam energia para as distribuidoras em determinada parte do dia.
- No futuro, com a rede inteligente, poderá captar energia solar durante o dia como já ocorre em algumas cidades da Europa, exemplificou Llévenes, completando: - Mas os medidores hoje no Brasil não permitem medir nas duas direções -, lembrando, mais uma vez, que a existência do sistema vai depender de aprovações da Aneel.

‘Um golaço’, Sérgio Cabral

O governador Sérgio Cabral ressaltou que ‘o novo sistema é um golaço que Búzios faz, sobretudo porque inaugura firmemente o caminho para a utilização de fontes energéticas alternativas, renováveis, sustentáveis e amigas do Meio Ambiente’, oportunidade em que reconheceu no prefeito Mirinho, que conhece desde seu tempo, como presidente da Assembléia Legislativa, ‘o gestor competente para levar tal projeto adiante’.
O governador lembrou ainda ao final do encontro que energias de origem no petróleo contam com um imponderável, de não se saber o valor dela em 10 ou 20 anos, se referindo as reservas do pré-sal.
Mário Santos, presidente do Conselho de Administração da Enesa/Ampla, disse no encontro que o caso de Búzios era uma junção da beleza da Cidade com a inteligência, quando esse novo sistema tiver sido implantado.
Participou também de toda a visitação da comitiva de Búzios, o diretor de Investigação tecnológico da Endesa, José Arrojo de Lamo.

fotos vídeos como chegar