site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Morador, artista, e kite surfista de Búzios será homenageado em Budapeste

Notícias

Morador, artista, e kite surfista de Búzios será homenageado em Budapeste

publicada em 21/04/2012

Eduardo Graf, descendente da família Lichnowsky reconhecida internacionalmente pela sua forte atuação na área cultural, artística e diplomática no século passado, será homenageado no próximo dia 4 de maio em cerimônia que será realizada no Castelo de Buda, dentro do Beethoven Festival, tradicional evento realizado anualmente nesta cidade. Eduardo, que viaja a convite da prefeitura de Budapeste, mora em Búzios, mais especificamente na Praia Rasa onde dá aulas de kitesurf e faz trabalhos com arte plástica.  A família Lichnowsky, que também patrocinou músicos como Mozart e Lizst, é considerada pela maioria dos biógrafos de Beethoven como a mais importante patrona do músico.
- Na verdade, Beethoven, que morou por diversos anos em nossa antiga residência em Viena, era tratado e considerado como um filho por seus patronos Carl e Cristiane. Ao lado de seu leito de morte, foi encontrado um busto de Carl Lichnowsky, o que demonstra a forte amizade entre o príncipe e o músico, fato que também pode ser evidenciado na correspondência trocada entre ambos. Ao todo, Beethoven dedicou 13 composições a família, entre elas, a Segunda Sinfonia e Os Três Trios para Piano Opus 1 (1795) - conta Eduardo, que além de ser o convidado de honra nos eventos de Budapeste, também irá aproveitar a viagem para divulgar a história de sua família e seus trabalhos como Artista Plástico em Berlim, Munique e Praga.
- Eu e meus irmãos, Robert e Michel, que também moram em Búzios, somos os últimos remanescentes do sexo masculino desta família, minha filha Ursula vai perder o sobrenome o dia que casar. Existem pessoas na Europa que têm interesse em saber o que fazem os herdeiros de uma família que começou em 1494 na divisa entre Polônia e República Tcheca (Prússia) – conta.
 - Em Berlim, estou organizando uma exposição com meus trabalhos; fora isso, há um interesse da parte de promotores culturais em realizar um livro com a história da família até os dias de hoje - finaliza Eduardo,  que também irá participar do lançamento de um livro sobre seu bisavô, o diplomata Karl Max, a convite da Universidade de  Ostrava e receber a dedicatória do Maestro holandês Harke de Roos, que dedicou seu CD com a segunda sinfonia de Beethoven aos membros atuais da família Lichnowsky, e ser entrevistado pelo jornalista e escritor inglês Stephen Weeks, correspondente do “Independent”, em Praga, na República Tcheca. Eduardo deve retornar a rotina de treinos de kite surf na Cidade em meados de junho.  

fotos vídeos como chegar