site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Os frutos que nasceram no mar

Notícias

Os frutos que nasceram no mar

publicada em 03/08/2005

Dudu Tedesco, ex-surfista profissional e membro-fundador da Associação de Surfe, afirma que os resultados de hoje vieram do trabalho de 10 anos atrás


José do Carmo Filho

No ano em que completa 10 anos, a Associação de Surf de Búzios estará realizando o Circuito Ciclone 2005, que terá a primeira etapa disputada neste final de semana na praia de Geribá. Dudu Tedesco, membro fundador da entidade, relatou estar contente com os frutos do trabalho desenvolvido neste tempo, já que a cidade conta hoje com novos talentos despontando a cada campeonato. O campeonato conta com o apoio do Jornal Primeira Hora e da Revista Ripe.
A premiação deve girar em torno de R$ 8 mil por etapa, que reunirá cerca de 120 atletas de todo o Brasil, tendo como destaque grandes surfistas nascidos em Armação dos Búzios.Membro fundador da Associação de Surfe de Búzios, Luís Eduardo Tedesco, o Dudu, também esta comemorando o aniversário e aproveita para contar como foi a fundação da Associação.
- O Torneio irá marcar os 10 anos da Associação de Surfe de Búzios. Percebemos duas situações. As praias sempre foram o principal cartão postal da cidade e Búzios tinham muitas crianças sem fazer nada. Desta forma, eu, Joaquim, Dom, Moço, Zampier e Caçado decidimos montar essa associação. Desde lá, fazemos o circuito de surfe todos os anos. Temos pódio em todas as competições que participamos.
Dudu Tedesco lembra que não tinha como esquecer de ajudar a região de onde saiu dois surfistas profissionais.
- Fundamos a associação junto a Federação em 1995. Na época, ainda era surfista profissional, treinava e morava em Búzios. Daqui, saia para viajar pelo mundo nas competições internacionais, junto com Victor Ribas, outro membro fundador da associação, e Peterson Rosa, já que tínhamos os mesmo patrocinadores (Ciclone e Company)
A fundação acabou acontecendo graças a vários encontros regados a muitos “sandubas” e sucos.
- Estamos sempre em processo de renovação e a diretoria deve mudar novamente neste final de ano. Nos reuníamos muito em jantares no antigo “Mares e Cia”, onde comíamos sanduíches e sucos feitos pelo Charles, recém chegado do antes conhecido Saco Fora, atual São José. Tudo acabou saindo de lá e dos surfes que fazíamos na Brava, na Lage e em Geribá – contou Dudu Tedesdo.
Atualmente presidente do Partido Liberal de Armação de Búzios, o ex-surfista profissional abre o sorriso ao analisar as conseqüências do trabalho desenvolvido.
- O trabalho da Associação perante a sociedade rendeu ótimos frutos. Temos a Gabriela, o Zampier e Duduzinho. Participamos sempre dos movimentos ambientais como a limpeza da praia e o abraço a lagoa. Os surfistas também são responsáveis por grande parte dos salvamentos de afogados no mar, já somos o mais perto das vítimas desse tipo de acidente.
Segundo Tedesco, o trabalho da Associação deve continuar a ser desenvolvido em prol da comunidade buziana, aproveitando para elogiar dois grandes presidentes da entidade.
- Tivemos dois grandes presidentes: um foi o Fernando Bittencourt, ex-surfista profissional, e o outro foi Gugu Denair, que é o atual presidente. Os outros presidente foram Caçado e Sandro, que vieram antes deles – relatou Dudu, “esquecendo” de mencionar a si mesmo, já que também foi presidente da associação de 1995,ano da fundação, até o ano 2000.
O circuito é disputado em três etapas. A primeira está programada para ser realizada em duas semanas. A segunda etapa está prevista para os dias três e quatro de setembro, enquanto a terceira foi marcada para os dias cinco e seis de novembro. Em cada dia, os atletas receberão pontos relativos a posição em que avançaram. O surfista que acumular mais pontos no ranking será declarado campeão na sua modalidade.
A principal categoria será a open, onde se concentrarão os melhores surfistas. As mulheres também terão uma prova só delas. Os outros grupamentos que estarão em disputa são: petit (até 10 anos), gromett (de 11 a 12 anos), iniciante (13 e 14 anos), mirim (15 e 16 anos), júnior (17 e 18 anos), longbord e sênior (maiores de 28 anos).

fotos vídeos como chegar