site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Romano leva cultura a Bem Te Vi

Notícias

Romano leva cultura a Bem Te Vi

publicada em 12/09/2005

Espetáculo promovido pela secretaria de Cultura encantou centenas de pessoas que compareceram a sede da Fundação Bem Te Vi, sexta-feira à noite.


Magali Heinze

Cerca de duzentas e cinqüenta pessoas da comunidade da Rasa e bairros adjacentes, autoridades municipais, representantes das Associações de moradores, e crianças, muitas crianças, aplaudiram entusiasticamente ao espetáculo do grupo musical português Orfeão Universitário do Porto, na noite de sexta-feira, no espaço multiuso, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus da Fundação Bem Te Vi.
O Orfeão da Universidade do Porto de Portugal tem como objetivo divulgar a cultura e o folclore português, apresentando um repertório composto por fados, tunas e bailados característicos das diversas Regiões de Portugal.
O secretário municipal da Cultura, Luis Romano, ressaltou a importância do evento. O grupo já havia se apresentado na noite de quinta-feira, na Praça Santos Dumont, afirmando que iniciativas como essa são o caminho mais curto e direto para se determinar a identidade cultural de Armação dos Búzios.
- O sucesso deste evento apenas reafirma que a Secretaria de Cultura está no caminho certo ao resgatar a identidade cultural do Município. Temos obrigação de valorizar e divulgar a cultura de nossos ancestrais. As famílias mais tradicionais de Búzios são todas de origens portuguesa, índia ou africanas. Essas raízes que o passado nos legou precisam ser divulgadas até que novamente façam parte de nosso cotidiano- disse Romano.
O gestor da Fundação Bem Te Vi, Ruy Borba Filho, agradeceu ao secretário Romano pela iniciativa e destacou a importância de um espetáculo como o do coral português ser apresentado na comunidade da Rasa, onde as ações do poder público, especialmente nas áreas culturais e educacionais, não têm a freqüência desejada, lembrando ainda que a efetiva inclusão social se dá na medida em que diferentes culturas dialoguem e se compreendam.
Estiveram presentes ao evento, que durou mais de duas horas, os vereadores Fernando Gonçalves, Flávio Machado e Alexandre Martins.

Um exemplo a ser seguido

O Orfeão Universitário do Porto é uma instituição de Utilidade Pública em Portugal e foi fundado em 1912, cerca de um ano após a criação da Universidade do Porto. É um dos mais tradicionais corais de estudantes portugueses. E foi o primeiro a ter naipes femininos em seu elenco. Os trajes típicos usados durante o espetáculo são primorosos, alguns únicos no país, caso dos trajes dos Pauliteiros, homens que trajam saias, e remontam a época das guerras medievais.
O Orfeão Universitário do Porto atua como embaixador da Cultura Portuguesa, já tendo se apresentado em diversos paises ao redor do mundo inteiro: Estados Unidos da América, Venezuela, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, França, Itália, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Polônia, Suiça, Holanda, China, Hong-Kong, Índia, Macau, Malásia e Tailândia e agora no Brasil.
Para o Coral Canto e Encanto do Município de Armação dos Búzios é um exemplo a ser seguido como veículo de divulgação da Cidade.

Secretário agradece parceria

O secretário Romano quis ressaltar que várias pousadas e hotéis ofereceram suporte ao município para que o evento com os portugueses pudessem ser realizado. Entre esses: Pousadas Tangarás, Biblos, Águas Claras, La Foret, Dom Quixote, Gamel Dansk, Jardim do Geribá, Blue Marlin, Ilha Branca, João Fernandes, El Riconsito, Flamingo, e Hotel Atlântico, e a Padaria do Guilherme, Churrascaria Encantado, Mercado Guimarães e a Fundação Bem Te Vi.

fotos vídeos como chegar