site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Título da Notícia

Notícias

BRBIO BUSCA SENSIBILIZAR MORADORES EM BÚZIOS E CABO FRIO

publicada em 09/10/2017

foto

O Projeto Coral-Sol, do BrBio - Instituto Brasileiro de Biodiversidade, promove no dia 13 de outubro a campanha De olho no Coral-Sol, em parceria com a Litoral Sub Operadora de Mergulho, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A atividade tem como objetivo sensibilizar mergulhadores e operadoras de mergulho para o apoio às medidas de conservação marinha e combate ao coral-sol, espécie invasora originária do Indo-Pacífico e que, atualmente, ameaça a biodiversidade do litoral brasileiro e de outros países das Américas.

A programação inclui palestra sobre o bioinvasor e mergulho com direito à remoção destes organismos. Para participar, não é necessário ser mergulhador. Os interessados sem certificação devem apenas marcar um batismo, mergulho acompanhado de um instrutor. O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO.

"Nós queremos inserir a sociedade no Projeto Coral-Sol e levar o tema sobre a bioinvasão e conservação marinha para o cotidiano das pessoas. Os praticantes de mergulho são os "olhos" do projeto debaixo d´água e nos ajudam a registrar novas ocorrências e sua alarmante expansão", comenta Elianne Omena, coordenadora da nova fase do Projeto Coral-Sol.

De 6 a 10 de novembro, a equipe de pesquisa do BrBio desenvolve a campanha de Monitoramento do Coral-Sol, em ilhas e costões de Armação dos Búzios. O monitoramento do coral-sol possibilita mapear os locais e a frequência em que ocorrem, bem como conhecer o efeito do coral invasor Tubastraea spp. sobre a fauna e flora marinha das regiões atingidas.



Sobre o Projeto Coral-Sol:

O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.

fotos vídeos como chegar
Restaurante Da Vinci