site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » BrBio promove o 2º encontro para formação de agentes multiplicadores sobre a conservação marinha

Notícias

BrBio promove o 2º encontro para formação de agentes multiplicadores sobre a conservação marinha

publicada em 17/09/2018

O Projeto Ecorais, do BrBio - Instituto Brasileiro de Biodiversidade, promove na próxima quarta, dia 19, das 18h às 21h, o 2º Encontro com Profissionais de Turismo no Mar, no Espaço Cultural Zanine, na Armação dos Búzios. A atividade possibilitará a troca de informações entre técnicos do Projeto Ecorais e os profissionais de turismo no mar sobre a biodiversidade marinha, conservação dos corais e suas principais ameaças. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail participe@brbio.org.br.

"Para que ações de conservação sejam efetivas é necessário, antes de tudo, envolver o público-alvo na construção coletiva de estratégias que levem a mudanças de atitudes, reduzindo impactos e tornando, assim, as atividades turísticas costeiras mais sustentáveis nesta região", comenta Simone Oigman Pszczol, coordenadora do Projeto e diretora do BrBio.

No início do mês, o BrBio realizou visita técnica na região para diagnosticar informações de interesse dos profissionais de turismo no que diz respeito à conservação marinha e costeira local. A atividade teve como objetivo compor o guia sobre conduta consciente, que será lançado pelo Projeto Ecorais em novembro, e também gerou temas para discussão no 2° Encontro com profissionais de Turismo no Mar. As educadoras Diana Kaplan e Camila Meireles e a pesquisadora Jemilli Viaggi interagiram com diversos profissionais de Búzios e uma das observações foi que os cardápios dos restaurantes possuem sugestões de pratos como cherne e cação, espécies ameaçadas de extinção. Com essa proximidade, o projeto Ecorais visa informar e conscientizar a sociedade para melhores decisões nas escolhas dos peixes.

"O evento tem o desafio de engajar os profissionais que trabalham com turismo náutico, pesca, agências de turismo e restaurantes como agentes multiplicadores da conservação marinha costeira em Búzios. Com a proximidade da alta temporada turística, é essencial que esses profissionais estejam qualificados para um trabalho mais sustentável e conscientes da importância da conservação dos ambientes coralíneos", ressalta Simone.

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio.

Projeto Ecorais

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Data: 19 de setembro
Horário: 18h às 21h
Local: Espaço Cultural Zanine
Inscrições: Enviar nome e telefone para participe@brbio.org.br

fotos vídeos como chegar
Restaurante Da Vinci