site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Prefeitura de Búzios lança projeto “Não dê esmola, dê Cidadania”

Notícias

Prefeitura de Búzios lança projeto “Não dê esmola, dê Cidadania”

publicada em 29/11/2018

Aconteceu na última quarta-feira, 28, uma reunião com membros do Poder Público, sociedade civil, líderes religiosos, e empresários de Búzios para discutir o projeto “Não dê Esmola, dê Cidadania”. Esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e visa aumentar a dignidade e diminuir a quantidade de pessoas em situação de rua no município.

Na ocasião o secretário João de Melo Carrilho explicou aos presentes que os chamados “bicos” e alguns atos de boa intenção como “esmola” ou doações de quentinhas acabam por manter os moradores na situação de vulnerabilidade, e que o ideal são medidas que os auxiliem retomar seu protagonismo na sociedade.

Através da criação de um projeto social envolvendo todos os setores da sociedade, o Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) irá atender e inscrever essas pessoas, entender o motivo delas estarem em situação de rua e designar para trabalhos formais disponibilizados pelos empresários envolvidos no projeto.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda já realiza esse trabalha há algum tempo, disponibilizando técnicos para fazer uma abordagem social qualificada junto a população em situação de rua. O CREAS recebe as demandas dessas pessoas durante o dia, e a abordagem dos técnicos acontece, geralmente, a noite.

Os empresários presentes, entre eles hoteleiros e comerciantes do entorno da Praça Santos Dumont, no centro da cidade, compreenderam a importância da atuação conjunta e se dispuseram a participar ativamente do processo de reintegração dessas pessoas.

O encontro também se estendeu a uma visita a praça, onde se encontram pessoas em situação de rua, e envolveu os policiais do programa CIPROEIS que patrulham o local e foram orientados de como abordar as pessoas em situação de rua e as medidas a serem tomadas. Todos os envolvidos também foram informados sobre os protocolos de atendimento em conjunto com o corpo de bombeiros em casos de incidentes com pessoas portadoras de sofrimento psíquico que ofereçam risco a si mesmo ou terceiros.

Fonte: Prefeitura de Búzios

fotos vídeos como chegar