Praias
Praia Brava
O nome Brava pode ter sido dado, porque embora seja embalada dentro de uma entrada quase perfeita em semi-círculo, maior que uma enseada, mas menor que uma baía, também é aberta para o mar aberto. A ação das ondas é geralmente excelente. É por isso que a praia é popular entre os surfistas. Mas há também uma boa pesca por ali e é comum ver muitas vezes pescadores locais em embarcações ao largo do litoral ou com água pelos joelhos a esquerda da faixa de areia pela qual se entra pela primeira vez.
Brava pode realmente ser considerada duas praias, ou uma praia dividida em duas partes distintas. A praia em direção a qual se desce primeiro geralmente é configurada com um conjuntos de mesas, cadeiras e guarda-sóis.
Subindo nas rochas pela direita, encontra-se um segundo trecho de areia em que os serviços são inexistentes, há menos pessoas, e até mesmo a água é mais calma. As elevações à esquerda da praia com um par de mansões ao alto empoleiradas e a desabitada floresta verde em elevação à direita fazem desta praia exótica e dramática.
Um caminhante determinado pode chegar lá a partir do centro da cidade em meia hora mais ou menos. As estradas estreitas não são fortemente trafegadas mesmo na alta temporada. Dada a ausência de boa sinalização, a certeza de que se está indo na direção certa não é óbvia e se pode ser tentado a dar meia volta. Melhor, talvez, a bicicleta, tomar um táxi ou utilizar um carro alugado ou buggy. Mas cabe a você. No entanto, você encontra o caminho para Brava, se você primeiro localizar o posto de gasolina Ipiranga na Estrada da Usina.
A abordagem para a Brava é através de um vale entre duas elevações e, embora não haja sempre estacionamento suficiente, há mais vagas do que na maioria das praias Búzios.